Jantar, “Sabores do Brasil”, fecha, com chave de ouro, módulo de ensino da Eftur, em Piúma, no Mepes

No jantar, prefeitos dos municípios da Costa da Imigração, além de vereadores, secretários e outras autoridades.

Indubitavelmente, não há experiência mais gostosa do que encerrar um ciclo com um brinde especial, ainda mais com a certeza de que o objetivo foi realmente atingido. A Escola Família e Turismo – Eftur – polo Piúma, compartilhou na noite desta terça-feira, 18, o sucesso do Curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar, subsequente ao Ensino Médio, que durou um ano.
A noite regada a drinks, caipirinha e feijoada, foi realizada no Mepes, e teve a presença dos prefeitos da Região da Costa de Imigração, o anfitrião, Paulo Cola, o de Iconha, Gédson Paulino e a vice-prefeita de Alfredo Chaves, Jane Casteglione Bettcher.
Preparado pelos alunos, o jantar, “Sabores do Brasil”, teve como entrada: bolinho de peroá, bolinho de aipim com recheio de moqueca de camarão baiana e pastel de carne. O prato principal foi a brasileiríssima feijoada tradicional, completa. A sobremesa foi uma deliciosa cocada cremosa, de café, com espuma de creme de leite e praliné de castanhas. E o Drink da Ge, caipirinha e Califás Suco. Tudo ma-ra-vi-lho-so!

De acordo com o coordenador administrativo do curso, Rafael Savarez, o evento desta terça foi o fechamento do módulo. Nessa semana iniciam as apresentações dos projetos profissionais. “Estamos encerrando esta segunda etapa do curso. Hoje, já iniciamos com um pontapé, com direito na Câmara já anunciando um novo curso. Ficamos muito felizes com a presença de todos, que possamos ter vários outros momentos”, disse.
Para o prefeito de Piúma, a gastronomia é sempre uma experiência muito agradável e, exemplificou, afirmando que quando se decide ir a um estabelecimento, se decide viver uma experiência que ultrapassa o ato de alimentar, ultrapassa o comer. “Pelo que eu entendi, a escola Eftur está preparando os alunos para ter oportunidades de ofertar experiências no mercado, isto é muito bacana, muito legal. Esperamos que cada aluno formado seja uma esperança de podermos mudar a realidade da nossa região turística. Nós estamos nos preparando para elevar, em alto nível, a questão do turismo na nossa região, para que a gente possa fidelizar àqueles que nos visitam. Nós precisamos entregar a estas pessoas uma experiência maravilhosa, que deixa aquele gostinho de querer voltar aqui, é isso que eu desejo a vocês, que deixem nas pessoas, aquele desejo de voltarem aqui e de viverem grandes experiências”, salientou.

O prefeito de Iconha, Gedson Paulino, parabenizou a escola pela preparação dos alunos, que se formam para além de receber certificados, mas para serem empreendedores e prestadores de serviço de excelência, no mercado de trabalho, em especial na área da gastronomia. “Quando você tem esta formação, aqui, hoje, a gente faz com que as pessoas tenham mais esperança, não só de trabalho, mas de organização. O curso aqui não ensinou apenas a fazer o prato, mas a organização de uma empresa. Acreditar é importante, que mais cursos possam vir, afinal, nós somos um estado que tem uma bandeira com azul, branco e rosa, e nela está escrito: ‘Trabalhe e confie’, então, para você aluno, trabalhe como se tudo dependesse de ti, e, confie, como se tudo dependesse de Deus”.
A vice-prefeita de Alfredo Chaves, Jane Casteglione, destacou o encanto nos olhos dos alunos alfredenses, que a contaram terem entrado para o Curso sem experiência, e, agora, têm uma nova visão. “Eu confesso que eu fiquei imensamente feliz. Alfredo Chaves é um município pequeno, que ainda engatinha no turismo, diferente de Piúma e Anchieta; mas, o que a gente mais percebe é a falta de mão de obra, é o que os empresários ainda reclamam, mão de obra especializada, principalmente, mão de obra de inovação, e boa de se confiar. Ninguém quer mais a mesma coisa, o mercado exige mais, a gente precisa desta inovação. Este curso proporcionou, aos alunos, este aprendizado, e aos municípios, excelentes profissionais”.

Oportunamente Jane parabenizou aos professores e destacou a importância do curso continuar em outros municípios da Costa da Imigração, para que venha formar profissionais de excelência para a região.

Diversas autoridades marcaram presença no evento que reuniu professores, alunos, diretora da Eftur, coordenadores, secretários municipais e diretores do Mepes. Além de três vereadores de Alfredo Chaves, Bernadete Calenzani e Fabricio Taylor de Piúma e a vereadora Gabriela Donatele de Iconha se fizeram presentes.
A formatura está agendada para o dia 04 de maio, e o mercado agradece a Eftur pela formação de mais 35 novos empreendedores.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade