Homens e máquinas limpam ruas do bairro Niterói

Prefeitura de Piúma retira lama das ruas do bairro Niterói e desentope 200 bueiros

A Prefeitura de Piúma não para um minuto neste feriado da Proclamação da República, 15 de Novembro, em torno de 40 homens e máquinas, divididos em três frentes: Eucalipto, Niterói e em outros bairros e pontos da cidade fazendo o atendimento da população, na limpeza de ruas, desentupimento de bueiros, recolhimento de árvores e o atendimento à população que corre riscos nas encostas e a ribeirinha.

Pela manhã, uma equipe coordenada pelo secretário interino de Obras, Raniery Miranda esteve no bairro Niterói retirando a lama que desceu da encosta do morro e tomou as ruas. Além da retirada da lama, os bueiros estavam sendo desentupidos.  

O secretário Ranieri informou que são diversos problemas, entre eles, mais de 200 bueiros entupidos que acabam não dando vasão a água, outro fator é que Piúma é o município do estado que mais choveu nas últimas 48 horas. Um rastro de destruição foi deixado, pelo menos 20 árvores caíram, nenhuma causou risco efetivo ao patrimônios, mas já foram cortadas e estão sendo retiradas, micro barreiras caíram no Morro do Scherrer, Abel Cetim, Niterói e em outros locais e algumas casas, a água entrou, mas não houve desajolados.

“Realmente, Piúma, é o município que caiu maior volume de água no Estado do ES. Em função deste volume de chuva ontem não foi possível fazer a limpeza das ruas aqui de Niterói porque o material iria ficar muito diluído, não era possível com máquinas e também pelo excesso, não foi possível fazer de forma manual, mas hoje deu uma estiada, mesmo sendo feriado, nós convocamos as empresas, os funcionários do município, estamos todos trabalhando em conjunto para minimizar os impactos”, salientou o secretário.

Destacou Raniery que além da limpeza das ruas, está sendo feita a desobstrução de aproximadamente 200 bueiros. “Estão todos obstruídos, não só aqui em Niterói, tem um histórico de 200 bueiros que não foram limpos e agora nós estamos fazendo este mutirão para as águas pluviais diluírem e não ficar empossada na cidade”, frisou.

Compreendendo que o problema dos bueiros entupidos vem de um conjunto de fatores, adiantou Raniery reconhece que falta manutenção por parte da prefeitura, por conta de algumas debilidades, e também falta conscientização da população para que colabore mais. “Os resíduos jogados em vias públicas entopem as redes pluviais e piora a situação que já está.  Este é um trabalho que vamos fazer para juntar força, não no intuito de multar o cidadão, mas pelo menos advertir para que eles possam ajudar a Prefeitura, é para o bem de todo mundo”.  

Foto/ leitora do Scherrer

O trabalho é intenso, assegura o secretário de Obras, e sábado e domingo se for preciso também, para que na segunda-feira a semana comece com normalidade se as chuvas derem uma trégua.

Ranieri deixou o próprio número do telefone dele caso o cidadão tenha uma emergência e precise de atendimento imediato, ele passa imediatamente a Defesa Civil. Ele está de plantão a serviço do município de Piúma – 28 99918-2591.

Todas as fotos: Luciana Maximo / Espírito Santo Notícias

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*