Publicidade

Espetáculo Fuscalhaços leva circo e teatro para 3 bairros de Vitória/ES nesta semana

Imagine um fusca roxo chegando no seu bairro com um monte de palhaços dentro promovendo diversas brincadeiras e interações com o público? Não há adulto ou criança que resista a tamanha dose de alegria e diversão! É com o espetáculo itinerante Fuscalhaços que o grupo de artes cênicas Árvore Casa das Artes pretende levar às comunidades periféricas do município de Vitória o melhor do circo e do teatro durante os meses de abril, maio e junho. O projeto, vale lembrar, surgiu ainda sob a pandemia da covid-19 e foi um sucesso. Contemplado pela Lei de Incentivo Cultural Rubem Braga, do município de Vitória, o Fuscalhaço inicia suas atividades nos dias 18, 19 e 21 de abril, nos bairros Ilha de Santa Maria (18), Ilha das Caieiras (20) e Jesus de Nazaré (21).

O espetáculo “Fuscalhaços” nasceu da necessidade do Grupo Árvore visitar e levar um respiro de alegria aos moradores periféricos da cidade de Vitória durante a pandemia“, explica a atriz/palhaça e coordenadora de Gestão e Produção da Árvore Casa das Artes, Vanessa Darmani. “Na primeira proposta inscrita pelo grupo em 2020, ainda no período pandêmico, o espetáculo em formato de cortejo tinha a intenção de apenas passar em frente às casas por ruas e vielas da cidade abordando os moradores, mas praticando o devido distanciamento. Com o controle da pandemia, a proposta também se modificou e o espetáculo, aprovado na lei Rubem Braga e estreado em 2022, foi um sucesso nas comunidades“, completa Vanessa. Ao todo, foram realizadas 10 apresentações em 2022 nos bairros da Piedade, Fonte Grande, Moscoso, Morro da Capixaba, São Benedito, Itararé, Goiabeiras, Resistência, Ilha do Príncipe e Jaburu.

Arte na periferia e inclusão social

De acordo com Vanessa Darmani, o grupo Árvore Casa das Artes percebeu que, durante a primeira circulação do Fuscalhaços, quase nunca as comunidades periféricas recebiam visitas de espetáculos teatrais ou de circo. “Muitas vezes isso acontecia por conta das estruturas de cenário e espaços que a maioria dos espetáculos tradicionais demandam, e também por conta dos altos índices de violência que estas comunidades sofrem historicamente, realidade que influencia na decisão de grupos ou produtoras que acabam por propor seus trabalhos em espaços onde há melhores estruturas e alguma segurança“, afirma Vanessa. “Assim, a maioria dos bairros periféricos acabam por não serem contemplados por trabalhos artísticos de artistas de nossa cidade, e por consequência também estes moradores periféricos não acessam o direito à fruição de arte“, completa a artista.

Portanto, o Fuscalhaços levará sua caravana de alegria e diversão para 10 apresentações em comunidades periféricas de Vitória entre os meses de abril, maio e junho. Cada comunidade ainda contará com um workshop de circo e teatro com 1h de duração, e uma roda de conversa com o público após o final de cada apresentação. Todas as atividades serão gratuitas. 

Calendário de apresentações de abril

20- Sábado

Local: Ilha das Caieiras, Pier próximo ao bombons Caieiras

Horário: 16 h

Apoio Local: Movimento Comunitário Ilha das Caieiras, Fábrica de bombom Caieiras 

21- Domingo

Local: Bairro Jesus de Nazaré, Rua Afonso Sarlo (final da rua)  

Horário: 10 h

Apoio Local: Associação de Moradores – (gestão do presidente Izael Moraes)

As próximas apresentações, previstas para maio e junho, devem ocorrer em Maria Ortiz, Mario Cypreste, Parque Moscoso, Escola de Artes FAFI e em outros locais a confirmar. No total, serão 10 apresentações.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade