EPIGENÉTICA:SCRIPT AUTOGERADO

O conhecimento da medicina moderna aponta que doenças tais como, ansiedade, angustia, Alzheimer, psicoses, hipertensão, diabetes, suicídios, e uma enorme quantidade de outras doenças, estão diretamente ligadas a EPIGENÉTICA.

Sou Dr. Jussimar Almeida, atualmente exerço trabalho com ANÁLISE TRANSACIONAL, e cuido da Clínica Refazer em Anchieta, voltada para atendimento a pessoas com dificuldades por uso de álcool, drogas e com problemas mentais como ansiedade, angústia, depressão, esquizofrenia e outras doenças mentais.

De 23 a 29 de novembro, estive em Curitiba onde participei na qualidade de apresentador de trabalho inédito que versava sobre EPIGENÉTICA. O tema é muito específico, porém há coisas que os interessado necessitam saber.

Sempre aprendemos que existem muitas doenças que são genéticas, ou seja, passam de pais para filhos. Hoje com os avanços da medicina, sabemos que a coisa não é bem desse modo. Além da genética, precisamos conhecer a epigenética. E o que significa EPIGENETICA? Significa que existem doenças que podem surgir nos filhos ou mesmo nos netos, que os pais ou os avós possuem, mas que somente são transmitidas aos filhos através de informação que fica marcada nos filhos, mas que não são genéticas, ou seja, podem ser apagadas ou exacerbadas. Experiências com mães que estavam grávidas e passaram fome por causa da guerra mundial, transmitiram informações para seus filhos, que estavam em suas barrigas, dessa escassez de comida em que elas viviam. Tal escassez foi passada para o gene do filho que ao nascer passou a comer compulsivamente e a engordar exageradamente tornando-se um obeso sem controle. Para tratar de tal paciente, não é suficiente fazer dieta. Torna-se necessário os conhecimentos de todo esse mecanismo epigenético que ficou gravado nessa pessoa. Também pela epigenética, fica explicado que uma pessoa submetida a estresse muito significativo irá provocar em seu organismo um processo inflamatório em todo o seu corpo. Se nosso corpo possui 50 trilhões de células, todas as nossas células vão receber informação através de uma substância chamada cortisol, que será produzida em excesso no organismo. Esse cortisol produzido em função do estresse entra em todas as células de nosso corpo e produz inflamação e esta inflamação produzira uma comunicação às nossas células que por sua vez podem produzir substâncias químicas no pâncreas, destruindo as chamadas ilhotas de Langerhans e como consequência a insulina responsável pelo controle do açúcar desaparecem e o diabetes pode surgir nessa pessoa, sem controle. Moral da história, os medicamentos que a pessoa passa a usar, mesmo a insulina injetável, terão apenas o efeito de controlar o açúcar, porém sem jamais resolver o problema da doença. Nesses casos tratar os fatores estressante, quase sempre ligados à esfera mental, torna-se necessário. É evidente que o paciente se espanta e diz, mas eu não preciso de tratar minha mente…

O conhecimento da medicina moderna aponta que doenças tais como, ansiedade, angustia, Alzheimer, psicoses, hipertensão, diabetes, suicídios, e uma enorme quantidade de outras doenças, estão diretamente ligadas a EPIGENÉTICA, e que a abordagem e tratamento dessas doenças devem ser feitas examinando os fatores estressantes e os processos inflamatórios que ocorrem nos indivíduos. O assunto é longo e foi isto que fui apresentar no 29º Congresso Brasileiro de Análise Transacional, que se trata de potente técnica de psicoterapia, capaz de produzir melhoras significativas a quem padece de diversos sofrimentos sem resolução caso se trate somente com medicamentos. Existe a necessidade de apontarmos em uma direção bem diferente da dimensão física do cliente, e deve prevalecer o cuidado em direção completamente oposta, que é a dimensão psicológica. Um dos sucessos nos cuidados com alcoolismo, uso de crack, cocaína, maconha e também de doenças mentais cuidando de angustias, depressão, ansiedade que podem levar jovens, adultos e idosos ao desespero e ao suicídio, são cuidados com sucesso na CLINICA REFAZER, porque a abordagem é feita diretamente no problema EPIGENETICO e os cuidados são a nível de FENOTIPO e GENOTIPO e estes estão dentro do DNA no núcleo de cada uma de nossas células e ao abordar o local de onde surgem as doenças através do estimulo inflamatório de todo o corpo, conseguimos mudar o destino das pessoas para um caminho de ausência de doenças.

O assunto é extenso, e ao ser apresentado no Congresso, foi solicitado aos autores do trabalho que escrevam um livro sobre isso e que em breve estará nas livrarias com o nome de EPIGENÉTICAS: SCRIPT AUTOGERADO dos autores Dr. Jussimar Almeida (capixaba) e Dr. Antônio Pedreira (Bahia).

Ilhotas de Langerhans

foto/ https://www.sanarmed.com/

Estrutura do genoma no DNA

Foto: profissaobiotec

Epigenética e doenças

Ilustração: Divulgação
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade