Vovó corredora, 96 anos, completa o percurso de 8km, em 1:20 na V Corrida da “Paletitas”, em Piúma, e é homenageada

Um exemplo de garra, coragem, determinação e persistência. Vovó Corredora faz o percurso de 8 km em 1:20 minutos, na V Corrida da ” Paletitas”, em Piúma, e leva mais um troféu para a sua coleção de vitórias. É para bater palmas e virar manchete.

Fotos: Daniel Santuche


Conhecida em vários Estados e fora do Brasil também, Adelmira Ventura Adão completará, em março, 97 anos. É a vovó corredora mais idosa no ES, reconhecida nacionalmente pela sua garra e seu jeito simples de ser. A vovó corredora foi homenageada na V Corrida da ” Paletitas”, realizada domingo, 08, em Piúma, abrindo a programação esportiva de 2023.
Nascida no dia 24 de março de 1927, em Monte Alegre, comunidade quilombola que pertence ao município de Cachoeiro de Itapemirim, vovó Adelmira é filha de Paulino Adão e Eremita Ventura Adão. Primogênita de nove irmãos que começou cedo a lida na lavoura. Com 9 anos já ajudava seus pais nos deveres da casa e nas plantações da família. Aos 15 anos já trabalhava em casa de família como empregada doméstica, permanecendo na profissão até se aposentar.


Vovó Corredora, como ficou conhecida, é mãe de Rita Adão, apenas uma filha do seu primeiro relacionamento. Teve um dos netos David Adão (que é seu companheiro de corridas e suas netas Daniele Adão e Jennifer Adelaide Adão, mas foi com o senhor João Batista que dona Adelmira conviveu por mais de 20 anos até o seu falecimento quando ela tinha 74 anos. E é a partir daí, com o falecimento do esposo, que tudo começa na vida dessa senhora.
Para ocupar o tempo ocioso e por estar muito sozinha, dona Adelmira começou a frequentar um programa para prática de exercícios físicos para a terceira idade, na responsabilidade do projeto “Princesa do Sul”!
Em 2009 participou da sua primeira corrida na festa de “São Pedro”, (sem querer, pois era só para fazer uma caminhada), fazendo o percurso de 10km.
Também, em 2009, conquistou seu primeiro troféu em uma competição de âmbito Estadual, na modalidade atletismo, sendo considerada a melhor atleta da terceira idade do ano de 2009!
A partir de então, não parou mais. Vovó corredora participou de várias corridas pelo Estado e também no Rio de janeiro. Hoje, Dona Adelmira, com 96 anos, ainda treina às 5:00 da manhã, embora tenha diminuído por causa da Covid19.
É a atleta mais idosa do Espírito Santo e uma das mais idosas do Brasil! Sendo reconhecida em praticamente todos os territórios do Brasil e alguns países internacionais, também, em 2022, recebeu na Festa de Cachoeiro, a Comenda “Newton Braga”. Sempre acompanhada do seu neto David Adão que está em todas as corridas com ela.
Suas recentes corridas foram a do Flamengo em torno do Maracanã, no Rio de janeiro, e a 5°corrida “Paletitas”, disputada na cidade de Piúma, fazendo um percurso de 8 quilômetros em 1:20 minutos.
Lembrando que a mesma irá fazer 97 anos em março e, mesmo recebendo recomendações médicas, devido uma artrose no joelho esquerdo para que desse um “tempo” nas corridas, a mesma já disse que não tem ainda intenção de parar.
Vovó Adelmira é uma motivação para muitas pessoas que desejam sair do sedentarismo e procuram uma melhor qualidade de vida. Quem quiser conhecê-la é só entrar no Instagram @vovocorredora.

Adelmira é a atleta mais idosa em atividade no Espírito santo, e uma das mais idosas no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade