Viana Vacinada | 14 mil voluntários participam do primeiro dia D de vacinação

14 mil vianenses voluntários de 18 a 49 anos receberam a meia dose da vacina AstraZeneca, no domingo (13), durante o primeiro Dia D de vacinação do Projeto Viana Vacinada. A vacinação continuará ao longo desta semana a fim de alcançar mais munícipes que não puderam comparecer aos locais de vacinação neste dia.

O sistema vianavacinada.saude.es.gov.br para o projeto Viana Vacinada estará disponível para agendamento até o próximo sábado (19), com vagas na Central É Pra Já, no bairro Marcílio de Noronha.

Hoje, segunda-feira (14), está prevista uma coletiva de imprensa com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, para falar sobre as atualizações do enfrentamento da Covid-19 e o balanço do projeto Viana Vacinada. O horário será divulgado ainda nesta segunda.

Durante todo o dia, o Governo do Estado organizou equipes, juntamente com o município de Viana, contando com o apoio de mais de mil voluntários. Desses, cerca de 300 voluntários da Secretaria da Saúde (Sesa) auxiliaram as equipes de saúde. A Sesa também disponibilizou insumos e equipamentos de proteção individual aos participantes, assim como treinamento ao longo da última semana.

Além disso, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) auxiliou o processo com logística de transporte, disponibilizando 11 linhas às equipes de trabalho.

Gerações diferentes se unem pelo mesmo sentimento, a esperança

Ao longo de todo o domingo, 174 seções das 35 zonas eleitorais, além de dois pontos de vacinação extras (para a população residente de Viana que não vota na cidade) receberam voluntários das mais diversas profissões, idades, mas que compartilhavam o mesmo sentimento: de poder contribuir com a ciência junto à esperança em ajudar no combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

Entre os 14 mil participantes, muitos jovens aproveitaram a oportunidade para poder adiantar a vacinação.

A ansiedade foi tamanha que Erika Gonçalves, 27 anos, chegou por volta das 6h da manhã na Escola Constantino José Vieira, uma das zonas eleitorais, para não perder a oportunidade de fazer história. “Participar do Viana Vacinada renova a esperança e é motivo de honra por morar na cidade que está promovendo esse projeto.”

Para o estudante Samuel Duarte Araújo, 20 anos, apesar da aflição devido a agulha, a coragem sobressaiu em prol da participação do projeto. “Ser vacinado contra essa doença que está acometendo tantas pessoas é um sentimento de alívio para mim e para minha família. Estou feliz em poder participar desse estudo científico e acredito que ele será um sucesso, além de trazer segurança para voltar, aos poucos, a rotina”, relatou.

A coragem também foi compartilhada pelo estudante Willian Bartelle, 18 anos, que destacou ainda que a imunização garante uma proteção a mais para o restante de sua família. @Estou feliz em ter essa oportunidade de ser vacinado e contribuir com o estudo. Agora posso estar mais protegido e proteger minha família”, disse.

Para a educadora física Ellen Prado, a dose hoje aplicada em seu braço representa mais que esperança diante desses dias difíceis. “Além de ser essa dose de esperança, é uma oportunidade de me proteger e proteger minha família. Parabenizo a iniciativa do Governo do Estado, juntamente com o município de Viana”, afirmou a jovem de 28 anos.

Junto ao mix de sentimentos, a proteção e o cuidado para com o próximo também foi lembrado pelos vienenses ao longo deste domingo (13). “Minha mãe tem bronquite e essa vacinação representa uma proteção para mim e para ela. Estou feliz em poder participar desse momento tão importante em Viana, e acredito que tudo dará certo”, disse o assistente administrativo Gian Carlos Zanotti, 25 anos.

Por receber a primeira dose, o tatuador Paulo César Campos Oliveira, de 48 anos, já se mostrava mais tranquilo também para realizar suas atividades. “Desde o início da pandemia, eu venho tentando ao máximo fazer o isolamento e me proteger contra a Covid-19. Acredito que essa dose traz esperança, mas é preciso que todos continuem se protegendo contra a doença. Agora fico mais tranquilo para poder atender meus clientes diariamente”, contou.

Felicidade e sensação de dever cumprido marca o dia dos voluntários

Mais de mil voluntários estiveram neste domingo (13) auxiliando no Dia D de vacinação para a aplicação da meia dose no Projeto Viana Vacinada.

“Para mim é incrível estar participando do estudo. Sabemos que a ciência está em constante transformação com resultados de pesquisas mais precisos e isso nos traz um sentimento de esperança. O projeto tem tudo pra dar certo, estamos com excelentes cientistas envolvidos nesse estudo”, contou a estudante de Biomedicina, Amanda Araújo.

Voluntário e auxiliando na vacinação, o técnico de enfermagem Lucas Pereira destacou a evolução da ciência neste estudo. “Vim como voluntário para ajudar nesse estudo que, com certeza, será um marco histórico para Viana e para o Estado, porque vejo que a vacinação com duas ‘meia doses’ é vista como um desafio à ciência, e está recebendo bastante credibilidade pela população. Para nós, vacinadores, isso é sinal que a ciência está sim evoluindo”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *