VERÃO: EDP realiza ação nas praias para orientar população sobre consumo consciente e aparelhos “vilões” da fatura

Alguns eletrodomésticos são considerados “vilões” quando se trata de consumo de energia, resultando em um impacto significativo nas despesas do lar. Com o objetivo de alertar e orientar os consumidores em sua área de concessão, sobre a importância do uso consciente desses e de outros aparelhos elétricos, a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, realizará ações educativas nas praias da Grande Vitória. As atividades incluirão jogos interativos, distribuição de brindes e oferta de filtro solar para proteger os banhistas. 

A ação está programada para ocorrer nos finais de semana de janeiro, aos sábados, das 11h às 15h, e aos domingos, das 9h30 às 13h30. Nos dias 13 e 14/01, na Praia da Costa, em Vila Velha; nos dias 20 e 21/01, na Curva da Jurema, em Vitória; e, nos dias 27 e 28/01, na Praia de Jacaraípe, na Serra.  

Os agentes estarão uniformizados com o logo da distribuidora em uma arena montada na areia, contando com tenda, windbanner e totem solar para carregar bateria de celular. Na hora de ir embora, os banhistas poderão ainda participar da ação de lava pés, onde os promotores usarão a bomba de água para limpar os pés de quem estiver saindo da praia. 

Eletrodomésticos considerados vilões da conta de energia  

O calor excessivo impacta nos hábitos de utilização dos eletrodomésticos pelas famílias, demandando uma maior utilização de equipamentos de refrigeração e ventilação, em especial ventiladores, freezer, geladeira e ar-condicionado, esses últimos considerados vilões da conta de energia e, como consequência, pode refletir no consumo e no valor da fatura. Em um ambiente mais quente os aparelhos consumem mais energia para funcionar com a mesma qualidade.  

Com o calor intenso, o corpo humano perde muito líquido e aumenta a necessidade de hidratação. Logo, a porta da geladeira passa a ser aberta mais vezes durante o dia em busca de água gelada. Este é outro vilão do consumo. A geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa. Por isso, equalizar os momentos de abertura do eletrodoméstico e ajustar a temperatura interna são medidas que podem ajudar a economizar.  

“A EDP desenvolve continuamente ações e campanhas para conscientizar a população sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. É importante destacar que durante o verão os cuidados e a atenção no consumo de energia devem ser redobrados, uma vez que o calor influência diretamente no consumo dos equipamentos de refrigeração”, destaca o gestor da EDP, Adilson Herzog.  

Confira as dicas de economia para cada equipamento: 

  • Ar-condicionado 

O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consome energia, principalmente se utilizado em temperaturas baixas ou por longos períodos. Se for usá-lo, coloque-o na temperatura 23 graus ou maior e programe para que desligue automaticamente.  
 

O uso diário de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado é necessário, mas, em dias com temperaturas amenas, prefira ligar o ventilador. Os ventiladores de teto são a forma mais em conta para arejar um ambiente. Quando utilizados na velocidade média podem consumir até 11 vezes menos que um ar-condicionado. Mas, cuidado, um número excessivo de aparelhos ligados pode elevar consideravelmente sua conta. 

Além disso, assegure-se de que os aparelhos e sistemas de climatização estejam em bom estado de funcionamento, realizando manutenções preventivas regularmente.  Equipamentos como o ar-condicionado funcionam melhor quando estão limpos, sem acúmulo de poeira. A sujeira pode obstruir as saídas de ar, forçando o aparelho a trabalhar mais para manter a mesma temperatura, resultando em maior consumo de energia.  
  

  • Geladeira 

A geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa. Antes de abrir a geladeira pense no que precisa, ou seja, diminua o tempo em que a porta ficará aberta.  O aparelho deve ficar longe de locais quentes, como o fogão ou locais que pegam sol. Recomenda-se ainda que geladeiras e refrigerados sejam instalados afastados da parede em pelo menos 10 cm.  

Além disso, verifique as vedações de borracha da porta, para evitar entrada de calor externo. Ajustar a temperatura interna também pode ajudar a economizar. E não seque roupas atrás da geladeira e não guarde alimentos muito quentes. Faça sempre o degelo do aparelho, caso o modelo não seja frost free. 

  • Chuveiro elétrico: 

Com o calor, hábitos do inverno devem ser deixados de lado. O chuveiro deve estar na posição “verão” ou, preferencialmente, desligado. Seu uso prolongado, especialmente em potências elevadas, pode resultar em um consumo significativo. 

  • Forno elétrico 

Assim como o ar-condicionado, seu uso prolongado pode impactar significativamente na conta de luz. Ao adquirir um produto, o ideal é que o consumidor esteja atento às classificações que constam no selo Procel, que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). Opte sempre pelo aparelho de consumo A. 

  • Máquina de lavar roupa e secadora  

É mais eficiente em termos de energia secar roupas ao ar livre, mas quando utilizada, consome bastante energia. Opte por utilizar máquinas de lavar em sua capacidade máxima.  

  • Ferro de passar roupa:  

Seu uso frequente pode representar um consumo considerável de energia. O mesmo vale para o ferro de passar roupa. O ideal é reunir um volume de peças e passar todas de uma vez.   

  • Computadores e equipamentos eletrônicos 

Muitos dispositivos eletrônicos consomem energia mesmo em modo de espera, contribuindo para o consumo total. Evite deixar aparelhos em stand-by e desligue-os quando não estiverem em uso.  

Com relação ao televisor é importante não deixar o aparelho ligado sem ninguém assistindo, assim como outros eletroeletrônicos que devem ser retirados da tomada. 

  • Lâmpadas   

Mantenha cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar a luz solar e reduzir a necessidade de iluminação artificial. Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz.   

Opte por equipamentos mais eficientes em termos energéticos, como lâmpadas LED e aparelhos classificados com alta eficiência energética, pode ajudar a reduzir o consumo e os custos.   

Serviço: 

Ação de verão EDP   

Programação: Quiz com o tema de economia de energia, distribuição de brindes, oferta de protetor solar e bomba de água para lavagem dos pés, em tenda montada na areia com totem solar para carregar bateria de celular. 

Data: 13 e 14/01 

Local: Praia da Costa – Vila Velha 

Data: 20 e 21/01 

Local: Curva da Jurema – Vitória  

Data: 27 e 28/01 

Local: Jacaraípe – Serra  

Horários: aos sábados, das 11h às 15h, e aos domingos, das 9h30 às 13h30 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *