VARGEM ALTA: Mulheres quilombolas apresentam trabalho cênico nesta sexta-feira (22)

Nesta sexta-feira (22), às 19h30, será realizada a apresentação “Quem dança não é aquele/a que levanta a poeira, é quem inventa seu próprio chão”, na quadra de esportes da comunidade quilombola Pedra Branca, em Vargem Alta. Com entrada gratuita, o evento é resultado de uma pesquisa corporal com mulheres entre dança, música, teatro e cultura tradicional.

A residência artística durou cerca de dois meses e propôs um diálogo entre mulheres da comunidade quilombola de Pedra Branca e mulheres da associação francesa Femmes en Scène, de Saint-Silvain-Bas-Le-Roc, França. A diretora artística da associação francesa, Rosi Andrade, mediou oficinas e vivências com as mulheres quilombolas do Espírito Santo. Os encontros resultaram em um trabalho cênico no qual a palavra dança com o gesto e a ação de mulheres em cena destaca-se na ficção, mostrando as realidades de seus corpos no cotidiano.

De acordo com Sara Passabon, produtora executiva do projeto, a proposta da residência artística foi proporcionar um diálogo da dança do caxambu – tradicional na comunidade – com as cenas contemporâneas. “Nossa inspiração surgiu a partir do provérbio moçambicano: ‘Quem dança não é aquele/a que levanta poeira. Quem dança é aquele/a que inventa seu próprio chão’. Isso nos diz que, para estar presente e demarcar seu território físico, político, social, estético e artístico é preciso estar em cena/movimento”, afirma.

A residência artística “Quem dança não é aquele/a que levanta a poeira, é quem inventa seu próprio chão” é uma realização da produtora Paisagem em parceria com Associação Femmes en Scène. O projeto conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 10/2022 – Artes Cênicas, da Secretaria da Cultura (Secult).

A comunidade

Pedra Branca é reconhecida como comunidade quilombola desde 2010, pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Fundação Cultural Palmares, certificada pelo Governo Federal como a 29ª comunidade quilombola do Espírito Santo. Seu grupo de caxambu – “Fé, Raça em um Só Coração” – estava desativado havia mais de 30 anos e retomou suas atividades em 2017.

Serviço:

“Quem dança não é aquele/a que levanta a poeira, é quem inventa seu próprio chão”
Quando: 22/03 (sexta-feira)
Horário: às 19h30
Local: quadra de esportes da comunidade quilombola Pedra Branca, em Vargem Alta
Entrada gratuita

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *