Unimed Sul orienta população a utilizar serviço de teleconsulta para desafogar Pronto Atendimento

Com o objetivo de garantir a qualidade da assistência, a Unimed Sul Capixaba tem orientado os clientes a recorrerem ao serviço de teleconsulta para os casos leves e de menor gravidade. Dessa forma, é possível diminuir o tempo de espera no Pronto Atendimento e obter maior rapidez e eficácia no atendimento de pacientes que apresentam quadro de urgência e emergência.

A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Unimed, Andressa Grilo, ressalta que o Pronto Atendimento da cooperativa, no centro de Cachoeiro de Itapemirim, está sobrecarregado devido à epidemia causada por vírus respiratórios como a Influenza e à pandemia de Covid-19, que possuem sintomas iniciais semelhantes.

“A teleconsulta é a alternativa indicada para atender pessoas que possuam queixas leves como dor no corpo, pouca coriza, início de febre e para quem está no início dos sintomas com quadro leve, por exemplo. Se a pessoa está respirando bem, não tem limitação para se alimentar ou ingerir líquido, a teleconsulta também é opção recomendada. Por meio da ferramenta, o paciente receberá todas as orientações e terá o encaminhamento necessário para o seu caso”, explica Andressa Grilo.

O serviço pode ser solicitado por meio da assistente virtual Isa, pelo WhatsApp, no número (28) 2101-6255. É rápido, seguro e evita uma maior propagação do vírus. Além disso, a teleconsulta tem isenção de coparticipação e, se necessário, o médico encaminha receita, solicita exame e emite atestado por e-mail. 

“Nesse momento, é importante que o Pronto Atendimento dos casos gripe seja procurado por pacientes com quadros realmente consideráveis de urgência e emergência, que apresentem sintomas como febre persistente por mais de 72 horas, falta de ar, dor ou pressão no peito ou abdômen, confusão mental ou sonolência e vômitos intensos e piora do quadro clínico. Pessoas do grupo de risco também devem priorizar o atendimento presencial”, afirma Andressa Grilo.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Central Covid-19 pelo telefone (28) 2101-6302.

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