Um patrimônio precisa ser preservado, prefeito de Iúna assina ordem de serviço para restauração do palacete

Assinada a ordem de serviço para dar início à restauração do Palacete Municipal de Iúna

A Secretária de Esporte Cultura e Turismo Iolanda Vial os trabalhos de restauração serão minuciosos

A Prefeitura Municipal de Iúna, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, entregou a ordem de serviço para dar início a restauração do centenário Palacete Municipal da cidade, nesta segunda-feira 30, mais conhecido nos dias atuais como a Casa da Cultura. A cerimônia ocorreu no próprio palacete e cotou com a presença do prefeito Coronel Welinton, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iolanda Vial e outras autoridades. Momento glorioso para a cidade que terá o seu patrimônio restaurado mantendo as mesmas características históricas.

O casarão, inaugurado em 1914, já foi local de grandes administrações

O casarão, inaugurado em 1914, já foi local de grandes administrações como a própria Prefeitura, já foi cenário da Câmara dos Vereadores e até do Fórum. Ainda era usado para os bailes e festas da cidade. A administração preza por preservar a história e continuar o legado de uma das obras mais importantes do município.

Hoje no prédio funciona a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a Biblioteca Municipal, o Museu Histórico e a Academia Iunense de Letras. O local também é palco de manifestações culturais, com exposição de artistas plásticos, saraus literários, palestras e cursos.

“Nosso compromissão com a memória de Iúna, com o povo de Iúna, com a nossa história, nosso destino. Nós que amamos a nossa cidade devemos cuidar, preservar e amar. O patrimônio é de todos e, sem dúvida, guarda momentos importantíssimos da nossa história. Este é um momento glorioso para ossa cidade. Vamos restaurar o palacete mantendo todas as características centenárias”,comentou o prefeito Coronel Welinton.

Por se tratar de um prédio de todos os munícipes, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo quer que a população participe efetivamente da restauração do Palacete e com isso irá lançar uma enquete para escolher qual pintura a estrutura irá carregar.

De acordo com a Secretária Iolanda Vial os trabalhos de restauração serão minuciosos, resgatando as formas originais do prédio. Ela salienta ainda que a obra tende também a restabelecer a segurança do prédio e para isso serão substituídas algumas peças de madeira. “Momento muito rico para nossa história e nossa cultura. Estamos muito felizes com este instante”, frisou Iolanda.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *