Publicidade

Talk show musical debate temas como LGBTQIAPN+, gordofobia, xenofobia, negritude, comunidade indígena e mais

Em programa do canal digital “Explicanção”, o “Excast”, inspirado em clássicos como David Letterman e Oprah Winfrey, artistas e profissionais da cena musical abordam a diversidade em bate-papo a produtora e apresentadora Bella Nogueira

O canal digital Explicanção, idealizado pela compositora e produtora Bella Nogueira, lança durante todo o mês de abril oito episódios do “Excast”, talk show bilíngue – Português e Libras – que debate a diversidade: os temas LGBTQIAPN+, feminismo, indígena, negritude, gordofobia, homofobia, xenofobia, misoginia, machismo e o preconceito e “apagamento social” de pessoas surdas.

O projeto, com imagem de cinema em 4K, tem atmosfera inspirada nos programas de entrevista mais famosos do mundo, como David Letterman, Oprah Winfrey e os clássicos brasileiros Jô Soares e Marília Gabriela. Os episódios são apresentados semanalmente, sempre às quintas, às 20 horas. 

A estreia foi dia 4, um bate-papo com o maestro titular da Oses, Helder Trefzger, e outro com a compositora e escritora indígena Eloá Puri. Já nesta quinta, 11, vão ao ar as conversas com a cantora e compositora Joana Bentes e com o vocalista da banda Casaca, Renato Casanova. O programa é disponibilizado também no formato podcast, nas plataformas digitais. 

O cenário para as gravações foi montado no palco da Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória (ES), num contexto minimalista. A direção e apresentação é de Bella Nogueira, a  captação e mixagem de Igor Comerio, edição final e desenho de som de Cainã Morellato e interpretação em Libras de Karina Zonzini.

Do debate, participam artistas e profissionais do cenário musical que já fizeram História e da nova geração, elenco que representa também distintos estilos musicais; tudo isso entregue ao público com máxima dedicação ao propósito da acessibilidade. Nesta primeira temporada, compõem o projeto, além de Helder, Eloá, Joana e Renato, a drag queen DJ Úrsula Pussynail; a rapper e atriz Afronta MC; o fonoaudiólogo e professor de canto Marcel Vaccari; e a intérprete de Libras de festivais e eventos Priscila Muzy.

 “Desde o início do Explicanção eu sonhava com o dia em que poderíamos, finalmente, entrevistar os nossos convidados “cara a cara” e, de 2022 para cá, eu vinha estudando o ‘Excast’ para cumprir esse papel no canal. Aqui estamos!”, comemora Bella Nogueira.

Explicanção

Idealizado por Bella, o canal digital independente surgiu em 2020, na pandemia, e se consolidou nos últimos anos com o foco em difundir música com acessibilidade para a Comunidade Surda brasileira. Bella Nogueira produzia semanalmente episódios para conectar artistas capixabas ao público durante o período de isolamento. As entrevistas eram, portanto, remotas: os convidados gravavam vídeos contando suas histórias e processos de composição.

E então Bella gravava uma apresentação sobre o artista e os episódios eram montados e lançados com o brilhantismo da interpretação em Libras de Karina Zonzini. Por dois anos, todos os sábados, às 14 horas, um novo artista era apresentado no canal.

Além do Excast, o Explicanção também deu origem ao “Exfest” – festival digital do canal – e a produções seriadas, como o “Conexão 027”, sempre defendendo nos seus conteúdos audiovisuais a difusão da música para o público surdo.

Realização

A primeira temporada do “Excast” foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Linhares. Os recursos são do Funcultura, parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Governo do Estado, Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal.

Serviço: 

Canal digital Explicanção debate a diversidade em talk show bilíngue

– Onde assistir: https://www.youtube.com/c/EXPLICANÇÃO

– Onde ouvir:

https://open.spotify.com/show/5ajKsnwmAaybmcytqyc455?si=74a363710df84e9f– Lançamentos: Todas as quintas de abril (4, 11, 18 e 25), às 20h

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade