Solução desenvolvida no programa de inovação aberta do Findeslab desperta interesse nas indústrias

Projeto da startup IndustriALL para a Samarco foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a eficiência da indústria e otimizar cronogramas de manutenção

Contribuindo para a consolidação do ecossistema capixaba de inovação, o Findeslab, por meio do Programa de Empreendedorismo Industrial (PEI), foi responsável pela conexão entre a Startup IndustriALL e a empresa Samarco. Uma parceria que deu certo e gerou um produto que já está sendo, inclusive, negociado com outras indústrias. 

O projeto desenvolvido pela IndustriALL foi uma ferramenta que busca aumentar a eficiência da indústria e otimizar cronogramas de manutenção, utilizando a inteligência artificial. No Programa de Inovação Aberta de 2020, a Samarco lançou o desafio “Otimização da programação de manutenção” para solucionar um problema real dentro das indústrias. 

“O Findeslab desenvolveu esse programa de inovação aberta, e percebeu oportunidades de negócios entre empresas. Existe uma forte integração, onde todo mundo ganha, principalmente a indústria capixaba. Esse caso da IndustriALL se destaca por ser um projeto que de fato é replicável em diversas indústrias”, explicou a gerente de Inovação do Senai, Naiara Galliani. 

Durante o desenvolvimento do projeto, a IndustriALL passou pelo método de aceleração do Findeslab, tendo acesso à expertise, tecnologia e investimentos necessários para criar um produto inovador viável em um ambiente de alta densidade. 

O engenheiro de Desenvolvimento Tecnológico da Samarco, Gil Ribeiro, ressaltou que a inovação é um dos traços culturais que estão sendo fortalecidos pela Samarco e o projeto representa uma experiência positiva nesse sentido. “O programa de empreendedorismo industrial do FindesLab é uma grande oportunidade para a Samarco inovar em diversas áreas e processos. Esta solução desenvolvida com a Industriall reforça que esta maneira de inovar funciona”, disse. 

O Case  

A Startup IndustriALL, ligada ao desafio “Otimização da programação de manutenção” do PEI 2020, para desenvolver uma solução para a Samarco, é exemplo de como a dinâmica do Findeslab conecta todo o ecossistema de inovação do Espírito Santo a outros polos do país e também exterior. 

A ferramenta desenvolve um cronograma otimizado de ordens de manutenção. Ou seja, o programador coloca o período e as ordens de manutenção no cronograma e esse produto reorganiza para que seja otimizado (mais manutenções realizadas na indústria em um menor período de tempo).  ” Com o equipamento é possível a programação do máximo de ordens de manutenção para os recursos disponíveis”, destacou o engenheiro de manutenção da Samarco, Fabrício Hubb, sobre a otimização do processo. 

Outro destaque para esse produto, é que ele pode ser utilizado em outros setores, como a produção.  

O Programa  

O Programa de Empreendedorismo Industrial (PEI) fomenta a inovação aberta e colaborativa. Seu objetivo é facilitar o acesso da indústria capixaba às soluções variadas e conectar o Espírito Santo a uma rede internacional de iniciativas, pessoas e entidades inovadoras. 

Os projetos selecionados contam com à expertise, tecnologia e investimentos necessários para criar um produto inovador viável em um ambiente de alta densidade. 

E, além disso, é esperado que startups participantes continuem os negócios com as empresas parceiras ou criem novos negócios com os demais atores do ecossistema de inovação capixaba cumprindo com o objetivo do programa de desenvolver o empreendedorismo industrial. 

Como funciona  

As empresas propõem os desafios, que são divulgados em edital pelo Findeslab. As startups, então, submetem suas propostas de solução para os desafios. Os projetos são selecionados com base na sua competência tecnológica, e os planos de projeto são elaborados. Depois, ocorre a execução colaborativa do projeto. 

Cada projeto selecionado recebe um valor em recursos financeiros, aportados pelas empresas parceiras, para serem desenvolvidos. Durante um ano, as startups têm acesso a rede de mentores e especialistas para apoio ao desenvolvimento do projeto, além de acesso ao coworking e apoio dos laboratórios do Findeslab. 

O Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional também é um ponto de apoio para concepção e desenvolvimento de protótipos. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *