Senado vai homenagear santas casas e hospitais filantrópicos do Espírito Santo em sessão especial

Para celebrar os 35 anos de serviços prestados aos capixabas, a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (FEHOFES) será homenageada pelo Senado Federal em sessão solene a ser agendada. O requerimento (RQS 2168 de 2021), da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), foi aprovado por unanimidade no Plenário do Senado na quarta-feira, 24.

Ao apresentar a sugestão, Rose destacou a relevância dos serviços prestados pela entidade em defesa da vida e da saúde dos capixabas. “Durante a atual pandemia de covid-19, essa importância tornou-se ainda mais significativa, pois chegaram a ser responsáveis por 95% de todas as internações de pacientes com coronavírus no interior do Estado, em especial na região Sul. E, mesmo durante o período de pandemia, os hospitais filantrópicos mantiveram os atendimentos essenciais, evitando que houvesse desassistência nas linhas mais críticas”.

Atualmente, dos 36 hospitais filantrópicos que existem no Espírito Santo, 28 são federados à FEHOFES. Esses hospitais estão presentes em 30 municípios capixabas, de modo que em 23 dessas cidades a cobertura assistencial é realizada apenas pelo hospital filantrópico.

Além disso, 72% dos leitos dos hospitais filantrópicos, em média, são disponibilizados ao Sistema Único de Saúde (SUS). E 51% de todas as internações SUS do Estado também vêm desses hospitais, que se destacam ainda na Alta Complexidade – responsáveis por 77% de todas as internações.

Apoio – No final de outubro, o Senado aprovou emenda de Rose ao projeto de lei 1417 de 2021, que socorre financeiramente as santas casas e hospitais filantrópicos determinando que o rateio entre eles leve em consideração as disparidades regionais. O projeto, do qual a senadora participou da articulação para aprová-lo, destinará verbas emergenciais de R$ 2 bilhões.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *