Semana do Plástico oferece capacitação em reciclagem de plásticos nesta sexta-feira, 1

Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do Sindiplast-ES

A reciclagem do plástico será tema de uma qualificação para alunos da Escola Senai do Plástico e para profissionais das indústrias do setor, durante a 12ª Semana do Plástico. A apresentação, intitulada “A reciclagem de materiais poliméricos”, será ministrada pela tecnóloga em Polímeros Jeangela dos Santos Nascimento, na sexta-feira, dia 1º de novembro, a partir das 18h30, na Escola Senai do Plástico, na Serra. Os interessados podem se cadastrar pelo link www.sindiplastes.org.br/inscricao-semanadoplastico. As inscrições são gratuitas.

Segundo a palestrante, a capacitação apresentará todo o processo de reciclagem do plástico, além dos projetos na área desenvolvidos dentro da própria Escola Senai do Plástico. “Hoje, trabalhamos na escola com a reciclagem de resíduos plásticos associados aos orgânicos, como a junção de tampas de garrafas e copos plásticos com cascas de ovos e borras de café, para gerar produtos como porta trecos e calçadeiras de sapatos, por exemplo”.

Jeangela destaca que temas como desenvolvimento sustentável, descarte correto e consciência ambiental também serão abordados durante a capacitação. “Para falar sobre o lado social, ambiental e econômico da reciclagem, convidamos o Projeto Mão Estendida, que promove ações que viabilizem a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social no município da Serra, promovendo, dentre outras coisas, a coleta e a venda de recicláveis”, explica.

Finalizando a capacitação, os participantes terão ainda uma experiência prática de reciclagem com a utilização de equipamentos da Escola Senai do Plástico, passando por processos como separação, trituração, revalorização e injeção do plástico reciclado. “Nosso objetivo é que os participantes entendam todo o processo de reciclagem, chegando a uma peça acabada que poderão levar como brinde para casa”, finaliza Jeangela Nascimento.

Projeto da Escola do Plástico já foi premiado em Mostra de Inovação

O emprego da reciclagem para a produção de novos produtos já assegurou a segunda colocação da Escola do Plástico na mostra de inovação do Senai-ES, em 2018. O produto em questão foi um tubete para plantio, desenvolvido a partir da mistura do plástico reaproveitado com borras de café.

Na edição 2019 da mostra, que deve ocorrer no mês de novembro, a Escola do Plástico já prepara um novo produto: uma lixeira inteligente fabricada com tampinhas de garrafas plásticas e cascas de ovos. “Esta lixeira irá auxiliar quem possui dificuldades de fazer a separação dos resíduos, pois fará essa divisão automaticamente a partir de sensores. O produto foi pensado para atender especialmente quem é cego ou tem baixa visão”, destaca Jeangela Nascimento.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*