Sátira à mulher na revista ‘Vida Capichaba’ é tema de palestra na Biblioteca Pública do ES

A sátira à mulher é tema da palestra “Rindo castigam-se os costumes: a zombaria à ‘mulher feia’ na revista Vida Capichaba nos anos 1920”, a ser ministrada pela pesquisadora Késia Gomes nesta segunda-feira (18), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em Vitória. 

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, Késia Gomes faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), atuando em estudos voltados à literatura capixaba, com foco na revista “Vida Capichaba” e na sátira à mulher nessa que foi a publicação de maior circulação no Espírito Santo no período entre 1923 e 1954.

“A revista ‘Vida Capichaba’ ainda é pouco conhecida, inclusive no meio acadêmico. Então, gostaria de levar conhecimento para a população sobre o que tenho produzido, bem como ajudar na popularização da revista e, consequentemente, no surgimento de futuras novas pesquisas”, afirma a palestrante.

Para ela, a literatura vai muito além de uma leitura descompromissada com a humanidade. Pelo contrário, tem um compromisso social e histórico. “Como professora, leitora, produtora e pesquisadora de literatura, desvincular a ideia de que a literatura está distante da realidade é um desafio, principalmente por estarmos inseridos num contexto marcado por diferentes manifestações de violências, genocídios, extermínios, violações de afetos e, igualmente, de pluralidades”, ressalta Késia Gomes. 

A pesquisadora afirma ainda que, quando pensa em literatura, pensa em seu papel transformador e como fonte de criticidade para a humanidade.

Revista

De acordo com a pesquisadora, a “Vida Capichaba” é um importante registro histórico que evidencia mudanças e permanências na cultura e costumes dos capixabas ao longo do tempo. As imagens utilizadas, assim como a expressão dos personagens retratados, possibilitam análises sobre a época e o seu contexto. 

“A ‘Vida Capichaba’ contém assuntos culturais, divertidos, literários, históricos e delicados que tocam diretamente na vida social e privada do povo capixaba, e o tema da mulher feia é um deles. A própria revista surge dentro de um contexto patriarcal. Acredito que, quando temos acesso a esse acervo tão rico, estamos cuidando não apenas do resgate da memória capixaba, mas também da necessidade de evitar a repetição de costumes impensáveis nos dias de hoje”, observa Késia Gomes.

Diversos números do impresso fazem parte do acervo da BPES e de outros órgãos, como o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Os exemplares também podem ser encontrados digitalizados na Hemeroteca da Biblioteca Nacional, identificados por ano e por numeração.  

Serviço:
Palestra “Rindo castigam-se os costumes: a zombaria à ‘mulher feia’ na revista Vida Capichaba nos anos 1920”
Com a pesquisadora Késia Gomes
Quando: 18/12 (segunda-feira)
Horário: a partir das 19h
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *