SÃO JOSÉ DO CALÇADO: encontro inédito celebra a cidade dos escritores no Sul do ES

A primeira edição do Encontro de Escritores em São José do Calçado homenageia o centenário de nascimento do poeta Geir Campos

Você sabia que São José do Calçado, localizado na região do Caparaó, é conhecida como o município com o maior número de escritores por metro quadrado do Brasil? Sim, Calçado é a “Cidade dos Escritores”, título conferido pelo Governo do Estado em 2021. O local será palco de um evento inédito: o “Encontro de Escritores em São José do Calçado”, entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março.

A mostra reunirá artistas locais, em diálogo com os mais importantes representantes da literatura e da arte produzida no Espírito Santo, entre escritores, editores, tradutores, gestores públicos, músicos e atores.

A vasta programação prevê rodas de conversa, exposição, exibição de vídeo-poemas, peças de teatro, contação de histórias, saraus para adultos e crianças, oficinas, lançamentos de livros, cortejos, estandes temáticos e apresentações musicais, em atividades que buscam integrar os vários setores da comunidade. O Encontro terá uma interface com as escolas e propõe ações nas periferias da cidade.

O palco central da festa é a Praça Pedro Vieira, a principal do município, conhecido como a “cidade simpatia entre montanhas e flores”. Também haverá atividades na Escola Estadual Mercês Garcia Vieira e na sede da Academia Calçadense de Letras.

Centenário de Geir Campos

Esta edição fará uma homenagem especial ao centenário de nascimento de Geir Campos, calçadense ilustre, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, ligado à chamada “geração de 1945”.

Poeta, tradutor, editor, jornalista, ensaísta, professor e piloto da marinha mercante, Geir nasceu em 28 de fevereiro de 1924. O artista fundou em 1951 as Edições Hipocampo, junto com Thiago de Mello. Foi tradutor de importantes obras, de autores como Rilke, Brecht, Goethe, Shakespeare, Sófocles, Walt Whitman e outros. Foi professor ginasial e universitário, contista e radialista. É o autor da letra do hino de Brasília.

Haverá uma exposição celebrando a vida e a obra do artista, com imagens, poemas e objetos históricos, e, ainda, a criação de um painel inédito em sua homenagem, pintado pelo artista plástico e muralista Rudson Costa.

Para as novas gerações

Um dos destaques do Encontro são as ações com as crianças da rede pública de ensino, com um concurso de textos voltado para esse público, baseado na lendária história do bicho do Charpinel, muito conhecida na cidade, além de contação de histórias e saraus para todas as idades.

Já os lançamentos de livros revelam novos escritores da cena literária, como Carlos Fonseca, Luciene Carla, Ivny Matos, Fabiany Taylor, Márcio Moraes, Sara Vervloet, Fernanda Tatagiba, entre outros.

A programação valoriza grupos locais, como a Banda Marcial Teresinha Juliana, a Folia de Reis São Benedito, Lira 19 de março e o Bloco de Carnaval Unidos do Buraco Quente. Um cortejo literário passeará pelos pontos importantes da cidade, como a biblioteca municipal e o local onde foi a casa de Geir Campos, e os brincantes levarão consigo bonecos de personalidades da cidade, feitos com a técnica de papietagem, criados pelo artista João Vitor Barbosa.

As mesas redondas, por sua vez, abordarão temas importantes para o universo da literatura, como as ações criativas para estímulo à leitura e as inovações do mercado editorial. O Encontro prevê uma oficina de poemas, realizada pelo grupo Poesia no Ar, para estudantes.

As noites do Encontro serão animadas com o grupo de Slam Botocudos, um dos pioneiros em trazer a poesia slam para o Espírito Santo e DJ Negana, criadora do “Baile da Nega”.

O encerramento do evento será um sarau em celebração a Geir Campos, com palco livre a quem quiser falar poemas, e um show musical de Winston Churchill e Átila de Carvalho.

A feira literária recebe vários estandes, como a Associação de Mulheres Camponesas do MST, o Coletivo Teresa de Benguela, a Academia Capixaba de Letras da Diversidade, o grupo Poesia no Ar, a Incaper e o Consórcio Caparaó. Também haverá um “estande ateliê” no qual vários artistas plásticos farão exposição de seus trabalhos e criarão obras ao vivo, com coordenação do artista Renato Filho.

Prêmio

O “Encontro de Escritores Calçadenses” é uma iniciativa da Academia Calçadense de Letras, vencedor do Edital de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, da Secretaria Estadual de Cultura. A idealizadora e coordenadora do Projeto, Ivny Matos, é calçadense de nascimento e lembra que, desde a infância, vivencia essa atmosfera artística.

“A minha vida inteira convivi com essa efervescência cultural em Calçado, com muito teatro, música e literatura. Porém, nos últimos anos percebi que esse engajamento caiu a frequência. O Encontro vem com essa missão, de religar as gerações através da nossa vocação maior que é a arte, a literatura, a cultura”, confessa Ivny, que também é poetisa, atriz e produtora cultural.    

Programação

19 a 23 de fevereiro (segunda a sexta)

atividade nas escolas, lançamento do desafio: “O bicho do Charpinel”

19 a 23 de fevereiro (segunda a sexta)

preparação para Sarauzinho e Jardim de Poesia

26 e 27 de fevereiro (segunda e terça)

oficina de poesia com Poesia no Ar (20 vagas, inscrições antecipadas para os alunos da EJA)

28 de fevereiro (quarta)

17h – abertura da feira literária

18h – cerimônia de abertura do encontro na Academia Calçadense de Letras

19h – cortejo literário pelas ruas da cidade

21h – abertura da exposição Centenário Geir Campos

29 de fevereiro (quinta)

8h – abertura da feira, contação de histórias com Priscilla Arranz

9h – plantação do Jardim de Poesia, com apresentação da Banda Marcial Teresinha Juliana

13h – contação de histórias com Priscilla Arranz

17h – roda de conversa “Ações inovadoras de estímulo à leitura”, mediação de Fernando Gasparini

19h – sessão de vídeo-poemas, no Cineteatro São José

20h30 – apresentação do Bloco Unidos do Buraco Quente

1º de março (sexta)

8h – abertura da feira literária, contação de histórias com Priscilla Arranz

9h – sarauzinho, com os alunos do fundamental

13h – contação de histórias com Priscilla Arranz e Sarauzinho

15h – lançamentos de livros

17h – roda de conversa “mercado editorial – como lançar um livro?”, mediação de Fernando Gasparini

18h – “Bicho do Charpinel: o desafio” – leitura dos textos, premiação dos 3 primeiros lugares. Homenagem à Cristina Garcia e contação de história com Gab Kruger

20h – apresentação do Slam Botocudos

22h – DJ Negana com música preta para dançar.

2 de março (sábado)

9h – atividade no Bairro João Marcelino de Freitas: contação de histórias e apresentação da Banda Marcial Teresinha Juliana

11h – abertura da feira literária, inauguração do painel “São José do Calçado: A Cidade dos Escritores”, Rudson Costa, com a participação da Lyra 19 de Março. Homenagem ao escritor José de Almeida

12h – bate-papo com Juca Lima: “Cultura cervejeira e turismo”

15h – lançamento de livros

17h – apresentação Folia de Reis São Benedito

19h – apresentação do espetáculo teatral “Vida e Morte à Sombra do Jaspe”, Salão Nobre do Colégio de Calçado 20h – sarau em homenagem a Geir Campos, com escritores calçadenses e participação especial de Win

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *