Sandrera apresenta canções e poemas em show de “palavra cantada”

Cantor e compositor celebra o encontro entre música e literatura no espetáculo “Poemas Engarrafados”, que será apresentado em Anchieta, Vitória e Piúma

Expoente da cena folk rock nacional, o cantor e compositor capixaba Sandrera sempre utilizou a palavra como motor para sua criação artística, seguindo os passos de suas principais referências, como Bob Dylan, Joan Baez, Neil Young, Belchior, Raul Seixas e Zé Geraldo. Em seu novo show, “Poemas Engarrafados”, o músico celebra esse encontro em forma de “palavra cantada”, como ele gosta de definir o espetáculo que será apresentado na próxima quinta (18 de abril), no auditório do CEU das Artes, em Anchieta; e na sexta (19), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória.

O show “Poemas Engarrafados” foi selecionado pelo Edital nº. 13/2022 – Difusão Musical – da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo – FunCultura.

No dia 24 de maio, o músico fará nova apresentação na Flipiu 2024 – Feira Literária de Piúma, com apoio da Prefeitura Municipal de Piúma.

Sandrera conta que a ideia do projeto surgiu em 2020, durante o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Impossibilitado de fazer shows, o artista passou a engarrafar seus poemas para comercializá-los junto ao público. “A iniciativa deu certo e, diante da aceitação das pessoas, logo surgiu a ideia de levar o projeto aos palcos assim que se retomassem os eventos presenciais”, comenta o músico.

Repaginado

Em 2021, o espetáculo “Poemas Engarrafados” foi apresentado pela primeira vez no Palácio da Cultura Sônia Cabral, por meio da Lei Emergencial Aldir Blanc. Agora, o show volta repaginado com novo repertório e a participação de Sandrera com um quarteto formado por Ricardo Mendes Cachalote (steel guitar, banjo e bandolim), Claudine Abreu (voz, rabeca, violino e viola clássica), Fellipe Veglione (harpa) e Ded Bonfim (voz, violão de 12 e 6 cordas).

O repertório reunirá canções do primeiro álbum de Sandrera, “Prateleira” (2018), como “Tá Freud, Baia”, “Ofício” e “Coração afoito”, além de faixas do recém-lançado álbum “Quase Hippie”: “Baby”, “Até os Beatles se separaram”, “Cabelo ao vento”, “Lugar ao Som” (com participação de Zé Geraldo) e “Vende-se um Coraç&ati lde;o, Emplacado, Seminovo, Único Dono” (com participação de Maurício Baia), entre outras.

Sarau musical

“Este show leva o público a um clima de sarau musical. As canções trazem, em sua essência, a valorização da letra e da poesia, e deixam nos versos o convite para o público se juntar ao coro”, adianta Sandrera. O artista cita pelo menos dois trechos do espetáculo em que o encontro entre poesia e canção se reveste de aspectos lúdicos e interativos. “Um desses momentos ocorre quando, em pleno show, um poema é desengarrafado e declamado pela violinista, durante a execução da canção ‘Feito Criança’. Em outro momento do show, convido alguém da plateia para subir a o palco, desengarrafar um poema e declamá-lo junto a um fundo musical criado pelos músicos”, revela.

“Poemas Engarrafados” não é uma incursão isolada de Sandrera na literatura. Em 2023, o músico publicou o livro “Amorança”, romance infantojuvenil que representou um embrião do conteúdo apresentado por ele no show. O espetáculo vem a se somar a uma série de lançamentos do artista nos últimos 30 dias, que incluem o videoclipe “Lugar ao Som”, com participação de Zé Geraldo, e a disponibilização do álbum “Quase Hippie” nas plataformas digitais.
Musicalmente, o público pode esperar pela reconhecida estética folk rock do artista, com sonoridade baseada na junção de steel guitar, harpa, banjo, violino, rabeca, bandolim e violões de 6 e 12 cordas. “São experimentos que proporcionam uma textura de palavra cantada, o que permite uma interatividade maior com o público”, define.
 

  • PROGRAME-SE:

Show “Poemas Engarrafados”, com Sandrera e Banda
Data: 18 de abril (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório CEU das Artes – Guanabara, Anchieta (ES), 29.230-000
Entrada: gratuita

Data: 19 de abril (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – R. São Gonçalo, Centro, Vitória (ES), 29.015-210
Entrada: gratuita

O show “Poemas Engarrafados” foi selecionado pelo Edital de Seleção de Projetos nº. 13/2022 – Difusão Musical – da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo – FunCultura.

Data: 24 de maio
Horário: 20h
Local: Feira Literária de Piúma (Flipiu), no Ifes Piúma – R. Augusto da Costa Oliveira, 660 – Piúma, ES, 29.285-000
Entrada: gratuita

O show “Poemas Engarrafados” é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Piúma.

  • FORMAÇÃO DA BANDA:

Ricardo Mendes Cachalote – Steel guitar, banjo e bandolim. Guitarrista, produtor musical e engenheiro de áudio, formado pelo Guitar Institute of Technology da Califórnia. Já gravou com Djavan, Ed Motta, Adriana Calcanhotto, Shakira, The Lighthouse Family, Lulu Santos, Engenheiros do Havaí, Nico Rezende e Tom Cavalcante, entre outros. Trabalhou em turnês com As Frenéticas, Lazzo, Dr. Sylvana & Cia, Jerry Adriani. Durante dois acompanhou o jamaicano Jimmy Cliff em turnê internacional.

Claudine Abreu – Voz, rabeca, violino e viola clássica. Musicista erudita, tocou na orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), é violinista spalla na Orquestra Feminina Maria Flor e tocou na Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós, no Rio Grande do Sul. Proporciona o toque feminino aos arranjos do show.

Fellipe Veglione – Harpa. Músico harpista há 10 anos, tocou em eventos, feiras e convenções pelo Brasil. Estudou com harpistas renomadas do Brasil e de outros países, como Vanja Ferreira, Maíni Moreno, Diana Todorova, Évélina Simon, Marianne Gubri e Gianetta Baril. Também atua como harpaterapeuta, tendo formação no curso de harpaterapia com a brasileira Claudia Miranda e em especialização avançada com o italiano Ludwig Conistabile, na área de harpaterapia imaginativa (imagens guiadas pela música).

Ded Bonfim – Voz, violão de 12 e 6 cordas. Violonista, guitarrista, produtor, arranjador musical e compositor, teve sua música “Ventos e vela” gravada por Belchior. Arranjador do CD ‘Um caminho para o sol’, com participações de Zé Geraldo e Xangai.
   

  • SAIBA MAIS SOBRE SANDRERA:

O cantor e compositor Sandrera tem sua trajetória marcada pela abordagem enraizada na vertente do folk rock e na profunda conexão com a música brasileira. Sua música já o levou à Noruega, no Kulturtestivalen, e à França, em duas ocasiões: no Mix Art Festival e no Espaço Cultural Jean Papeau. No videoclipe da canção “Aos Olhos de Kalil Gibran”, ele registra sua conexão com a cultura francesa.

Reconhecido por sua capacidade de criar canções que mesclam influências regionais com uma visão contemporânea, Sandrera sempre buscou proporcionar ao público uma experiência vibrante e envolvente.

Em 2023, ele comemorou 25 anos de carreira no palco principal do Festival de Inverno de Domingos Martins, com as participações especiais de Zé Geraldo e Landau. Esses artistas também participaram da gravação das suas canções “Lugar ao Som” e “Rock’n’roll Mainha”, respectivamente. Sandrera também fez trabalhos com Paulinho Pedra Azul, na gravação de “A Casa é Sua”, de sua autoria, e na parceria da canção “Tudo ao Seu Tempo”.

Ao longo de sua carreira, ele também esteve com diversos artistas locais, a exemplo da cantora Júlia Nali, com quem faz dueto na gravação de sua canção “Anjo”.

A canção “Baby”, de sua autoria, ganhou tradução para o espanhol, por meio da interpretação do casal argentino Lara y Juan.  Em 2022, a composição “Cantinho Encantado” foi gravada pela cantora e compositora mineira Christiana Lobo.

Álbuns & clipes

Em 2018, Sandrera lançou o álbum “Prateleira”, denominado “coletânea de canções inéditas”, reunindo músicas que permearam sua trajetória musical. Um dos destaques dessa compilação é a canção “Tá Freud, Baia”, que conquistou o 1º lugar no Top 10 da Rádio Cidade FM, tendo sido a canção mais pedida pelos ouvintes durante meses. Esse single também reverberou em outros estados e até hoje é executado em várias rádios pelo país.

O videoclipe de “Tá Freud, Baia” alcançou mais de 110 mil visualizações no YouTube. Já o videoclipe da canção “Moro na Lua” foi selecionado pelo programa “Explicanção”, com exibição no YouTube.

Ainda na área de videoclipes, Sandrera lançou, em 2018, o vídeo da canção “Querida Kika”, composta por ele ao musicar uma carta de Raul Seixas para a sua viúva Kika Seixas.

Em 2024, Sandrera lançou o álbum “Quase Hippie” e trabalha na produção de “Estrada, Vã, Poesia”, com previsão para novembro.

Literatura

Na área literária, o artista é constantemente convidado para participar de saraus com suas poesias autorais. Ele publicou seu primeiro livro, o romance “Amorança”, em outubro de 2023, com lançamento na Academia de Letras de Vila Velha; e foi convidado pelo Centro Cultural Sesc Glória para participar do Projeto Literário “Diálogos Transversais”, juntamente com o escritor e poeta Horácio Xavier.
 

  • SIGA SANDRERA NAS REDES:

Instagram: @sandrera_oficial
YouTube: /SANDRERA
Facebook: SANDRERA

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *