Rio Novo do Sul pode ser capital do “açaí capixaba”

O Projeto de Lei (PL) 103/2021, apresentado pelo Dr. Emílio Mameri (PSDB), reconhece Rio Novo do Sul como a Capital Estadual do Juçara – o fruto da palmeira homônima. O cultivo do “açaí capixaba” gera emprego e renda no município, afirma o deputado. 

Para a deferência ser formalmente reconhecida, Mameri propõe alterar o Anexo I da Lei 10.974/2019, que reúne leis sobre a concessão de títulos em homenagem a municípios. 

Juçara

Amparado em uma reportagem, o parlamentar destaca que a extração dos frutos (coquinhos) começou de maneira informal há 20 anos em Rio Novo do Sul. Lá, tradicionalmente extraía-se o palmito, o que causava a morte da palmeira, e os coquinhos eram descartados. 

Entretanto, a popularização do açaí mudou esse cenário. “O mercado de juçara possui grande potencial de crescimento e pode se fortalecer em toda a Região Sudeste devido ao crescimento do consumo de açaí no mercado”, salienta o autor. 

Apesar de renderem frutos parecidos, o açaí é natural da região amazônica, enquanto seu “parente”, o juçara, é característico da Mata Atlântica. Além disso, juçara é uma palmeira com um tronco; já do açaizeiro saem vários. Entretanto, as polpas beneficiadas das duas espécies são parecidas.

Tramitação

A proposta, já acolhida pela Comissão de Justiça, será analisada também pelos colegiados de Agricultura, Turismo e Finanças. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *