Restaurante em Iriri serve pizza em pratos de sobremesa, depois em pratos sujos e funcionários debocham de turistas

Pizza em pratos de sobremesa, pratos sujos e deboche, tudo isso em um Restaurante de Iriri, com uma família de turistas de Vila Velha.

Inadmissível, o que fez um Restaurante, em Iriri, com uma família de turistas de Vila Velha, neste último sábado, 18. Pasmem, a família da cidade Canela Verde estava acampada em Piúma e, à noite, resolveram sair para comer uma pizza. Foram vestidos de forma bem simples, moda praia. Ao chegarem no Restaurante (cujo nome será preservado), pediram uma pizza.
Acreditem, o garçom colocou pratos de sobremesa para que comessem a pizza. A aniversariante, uma pedagoga de Vila Velha, pediu que os trocassem, e foram trocados, contudo, vocês não vão acreditar, o garçom levou pratos sujos e os colocou sobre a mesa.
A pedagoga levantou-se e foi até o gerente fazer a reclamação, certa de que ele pediria desculpas, se surpreendeu novamente com a falta de respeito, ela ainda disse que estava aniversariando.
De presente, ao deixar o restaurante, em Iriri, ganhou risos e deboches dos funcionários.
A pedagoga, que foi ao Restaurante por indicação da jornalista, entrou em contato com o jornal e fez uma reclamação.    
“Nós tivemos a ideia de ir comer uma pizza à noite, e então fomos numa pizzaria… Nós fomos destratados lá. Pedimos pizza, nos serviram pires pra comer as pizzas. Pedimos para trocar por pratos maiores, vieram pratos sujos. Não nos ofereceram condimentos. Fui brincar que era meu aniversário e fui recebida com ignorância. Quando relatamos isso ao gerente, não houve pedido de desculpas, e ainda por cima, os funcionários ficaram rindo com deboche”, contou a turista.
Depois do episódio lamentável ocorrido no Restaurante e Pizzaria, a família da pedagoga quis conhecer Piúma melhor, e foi fazer uma trilha no entorno da Ilha do Gambá, ela amou e disse que vai voltar, só não vai mais no estabelecimento, em Iriri, que serviu pizza em pratos sujos.
“Fiquei triste devido a pizzaria não receber a gente bem, até pratos sujos colocaram na mesa, ficou difícil. Eu só estava com muita fome e, comi assim mesmo, em outros momentos, eu teria levantado e ido embora. O pior foram as meninas debochando quando eu voltei para falar com o gerente”, disse a turista.

Restaurante


O jornal entrou em contato com o Restaurante e falou com o gerente que o mínimo que eles deveriam fazer, era um pedido de desculpas em público, uma vez que, o cliente, não importa como esteja vestido, a cor de sua pele, ou quanto ele aparenta ter no bolso, deve ser respeitado e tratado com toda cordialidade possível.
O gerente disse que fez o pedido de desculpas na mesma noite e estaria se reunindo com os funcionários para orientá-los, uma vez que, jamais esta cena pode se repetir, ainda mais em um balneário referência em gastronomia e turismo do Espírito Santo. Disse também que é comum servirem pizzas em pires.
Logo após o jornal falar com o gerente, o restaurante encaminhou um pedido de desculpas à filha da pedagoga. “Lamentamos profundamente pela experiência que teve em nosso restaurante. Aqui, buscamos oferecer um serviço de alta qualidade e inclusivo para todos os nossos clientes… Acreditamos, firmemente, em tratar cada clientes com o máximo respeito, afinal, nosso restaurante é como nossa casa, e a discriminação não tem lugar aqui. Levaremos sua crítica muito a sério e a discutiremos em detalhes durante uma reunião com toda equipe, para garantir que todos os clientes recebam o melhor atendimento possível. Agradecemos pelo feedback e pela oportunidade de melhorar”, escreveu o Restaurante à filha da pedagoga.
De acordo com a turista, a reclamação dela serve como alerta, pois todos querem ser bem atendidos no verão, na cidade praiana, e cada um tem o direito de se vestir como quiser e andar como quiser. “Ficamos bem chateados com o ocorrido, de repente é um alerta para os outros comerciantes, que estão recebendo os turistas”.

Etiquetas

Aula prática de Mise an place da mesa ministrada pela professora Eliza Venzi. Foto/ Divulgação

A reportagem entrou em contato com a Escola Família e Turismo Pietrogrande de Anchieta – Eftur, que oferece o Curso Técnico de Serviço de Restaurante  e Bar e conversou com a professora de Técnicas de Sala e Copa, Eliza Venzi, que explicou sobre a maneira correta de servir pizza. A disciplina dela também ensina como arrumar a mesa e qual o prato correto para cada comida.
Poderiam ter comido com as mãos, sem os pratos, perguntamos à professora, ela disse que sim, e também poderia ser em casa, num bar, pizzaria ou restaurante. Entretanto, se o garçom levou até a mesa garfos, facas e pratos, pressupõem-se que era para cortar a pizza, “mas como cortar a pizza num prato daquele tamanho, que é menor que o pedaço dela? Isso não existe. Isto é economia para lavar, para ser mais fácil, eu acredito que é só isso”.
Num restaurante mais requintado como o que ocorreu em Iriri, a professora orienta que sirva pizzas em pratos normais com garfos e facas. “Num prato onde caiba um pedaço de pizza para a pessoa cortar. Os pedaços estavam inteiros e eles colocaram facas e garfos. A regra de etiqueta é lógica. Como o meu cliente vai cortar uma pizza num prato deste tamanho? Não tem lógica. Se o cliente fosse tentar cortar a pizza naqueles pratinhos, não daria, poderia cair um pedaço para fora do prato”.
A professora destacou que existe um pratinho que é do formato de um pedaço de pizza, em formato de um triângulo, só que ele não é feito para cortar a pizza. Ele é feito para colocar e não escorrer, neste caso, a pessoa pega e come com as mãos”.
O restaurante pecou e ficou fora das regras da boa etiqueta, assegurou a professora que deu o recado: “Pensando que uma situação dessa venha de um restaurante que é considerado de alto nível, servir uma pizza em pratos do tamanho de pires fere as regras da boa etiqueta”, finalizou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *