Renato Lorencini propõe Sistema Municipal de Cultura e Auxílio aos Artistas de Anchieta

O vereador de Anchieta Renato Lorencini (PSB) indicou à Prefeitura a criação de um Sistema Municipal de Cultura para ser um instrumento na implementação de políticas de promoção da Cultura no município.

“Após os inúmeros avanços ocorridos nos últimos anos no campo da cultura e da gestão cultural em nosso país, os desafios, que hoje se apresentam devido à pandemia de Coronavírus, nos exigem a utilização de instrumentos mais eficazes para a sobrevivência da atividade cultural no município de Anchieta”, disse o vereador Renato Lorencini.

O vereador frisa que para isso, somente estruturas de gestão pública orientadas pelo planejamento e a participação da sociedade civil podem apresentar soluções reais para este desafio. “Entre elas, a elaboração de um Plano Municipal de Cultural, bem como a constituição de um Conselho Municipal de Política Cultural e de um Fundo Municipal de Financiamento à Cultura são fundamentais”, disse Lorencini.

Auxílio ao Setor Cultural na Pandemia

O vereador sugeriu também, via indicação, a criação de um auxílio emergencial aos profissionais da área cultural enquanto durar o período de recomendação de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19.

Segundo dados do IBGE (2018), cerca de 5,7% da população de Anchieta poderia estar trabalhando, direta ou indiretamente, no setor da Cultura até o início da quarentena da Covid 19. “Contudo, com a aplicação das medidas de isolamento, esse contingente de profissionais ficou impedido de desenvolver suas atividades. Indico que seja utilizado o orçamento previsto para a realização de shows e eventos no ano de 2020 como fonte de financiamento para este auxílio”, finalizou o vereador.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade