Releituras de grandes clássicos encantam o público capixaba

O produtor Luzivam Dourado é expert em fazer interferências em histórias já consagradas, especialmente aquelas voltadas para o público infantil. Prova disso são as centenas de releituras de clássicos assinadas por ele, entre elas “O Rei Leão” e “O Mágico de Oz”, que estarão em cartaz neste sábado (9) e no dia 30 de outubro, respectivamente, no Centro Cultural Sesc Glória.

A primeira releitura escrita por Luzivam Dourado foi o clássico da Disney “Bernardo e Bianca”, apresentado em 2002, no Teatro Carmélia, em Vitória. De lá pra cá ele já fez adaptações de “A Pequena Sereia”, “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “Os Saltimbancos”, “O Mágico de Oz”, entre outros. “São histórias consagradas e amadas pelo público. Mantenho o enredo original, mas sempre acrescento uma pitada da nossa realidade. É uma forma de gerar identificação e conscientização, especialmente nas crianças. Na peça de Monteiro Lobato, por exemplo, destacamos a tragédia que aconteceu com o rompimento da barragem em Mariana”, explica o produtor, que também é ator, diretor e cineasta.

Também gera encantamento na plateia a riqueza de detalhes em elementos como figurinos, cenários, coreografias. E o investimento para levar um espetáculo de ponta aos palcos é alto. “Nas nossas últimas montagens investimos cerca de 40 mil. Todo esse cuidado se faz necessário para a grandeza da nossa proposta, que é proporcionar diversão com qualidade. E não adianta o texto estar perfeito se os demais componentes não acompanharem, por isso contratamos profissionais de ponta para cuidar de todos os detalhes, desde a luz cênica até um enfeite usado na vestimenta de um personagem”, explica. O produtor destaca ainda que, por se tratarem de histórias que as crianças já conhecem, a comparação é inevitável, e que isso torna o desafio ainda maior.

As peças de Luzivam Dourado já foram vistas por mais de 14 mil alunos da rede de ensino pública e particular da Grande Vitória, dentro do projeto “A escola vai ao teatro”.

Agenda

O Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, será palco de duas aventuras com assinatura de Luzivam Dourado. “O Rei Leão” será apresentado neste sábado (9), em sessões às 16 e às 18h. A história conta as aventuras de Simba, um filhote de leão, que está ansioso para se tornar rei. A inesperada morte de seu pai e as armadilhas de Scar, seu tio, levam Simba a uma jornada heroica em busca do autoconhecimento. Ele conhece Timão e Pumba e aprende a levar uma vida mais livre e divertida, até que amadurece e decide seguir o seu destino: voltar para a Terra do Rei e enfrentar os desafios que o esperam. Já no dia 30 de outubro, o público vai poder acompanhar o musical “O Mágico de Oz”, inspiração na obra literária de L. Frank Baum, que conta as aventuras da garota Dorothy, que tem sua casa levada por um tornado até um lugar fantasioso chamado Oz. Lá ela vive muitas peripécias tentando encontrar o mágico de Oz que a ajudará a retornar para casa. A menina encontra ainda um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um leão sem coragem, que também buscam ajuda com o poderoso mago.

Serviço

Peça “O Rei Leão”

Data: 09/10 (sábado), às 16 h e às 18h

Local: Centro Cultural Sesc Glória

Ingressos: R$25 (meia entrada)

Ponto de venda: bilheteria do Sesc Glória

Ingressos antecipados pelo telefone 3232-4750

Informações: 27-99698-6550 (whats’app)

Classificação livre

* Os ingressos para a sessão das 18h dependerá da venda de todos os ingressos da primeira sessão.

Peça “O Mágico de Oz”

Data: 30/10 (sábado), às 16 h e às 18h

Local: Centro Cultural Sesc Glória

Ingressos: R$25 (meia entrada)

Ponto de venda: bilheteria do Sesc Glória

Ingressos antecipados pelo telefone 3232-4750

Informações: 27-99698-6550 (whats’app)

Classificação livre

* Os ingressos para a sessão das 18h dependerá da venda de todos os ingressos da primeira sessão.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *