Reconecta: evento traz programação cultural gratuita ao ES em quatro dias de exposições

Promovido pelo MPT-ES, o encontro acontece entre segunda (4) a quinta-feira (7), com uma vasta agenda cultural totalmente gratuita, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região.

Fotos: Divulgação

O Reconecta chega ao Espírito Santo em sua terceira edição, consolidando-se como o principal evento de inclusão e acessibilidade do Estado. Começa nesta segunda-feira (4), sob a organização do Ministério Público do Trabalho, até o dia 7 de dezembro. Este encontro gratuito e aberto ao público tem como objetivo central promover a conscientização e integração social de pessoas com deficiência e reabilitados. 

Ao longo dos quatro dias, uma variedade de palestras e atividades culturais busca impactar positivamente toda a comunidade. Destaca-se a participação especial da escola de samba inclusiva Independentes de São Torquato, que apresentará um desfile carnavalesco com uma ala totalmente sinalizada em libras e outra dedicada às pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, duas obras da Cow Parade estarão em exposição, juntamente com uma criação artística pelo Instituto ICores, onde crianças autistas e alunos de altas habilidades vão colaborar em uma obra de arte única.

As expressões artísticas ganham merecido destaque, incluindo oficinas de arte e som para inclusão social, performances musicais variadas, como duetos e coros. Exposições de livros, artesanatos e fotografias também compõem a agenda cultural do Reconecta.

Fernanda Barreto Naves, Procuradora do MPT-ES, Vice-Coordenadora Nacional e Coordenadora Regional da Coordigualdade, expressa grande entusiasmo em relação ao evento: “O evento está sendo organizado com muito cuidado e carinho, contando com o grande empenho de vários parceiros e apoiadores. Teremos palestrantes renomados, atrações culturais, oficinas, atividades esportivas e muita interação, informação e, claro, inclusão!”

Segundo Naves, o objetivo principal do Reconecta é criar um espaço dedicado ao intercâmbio técnico qualificado que promova a mobilização e articulação entre os diferentes setores da sociedade em prol da acessibilidade e inclusão. Isso inclui conscientização, divulgação e estímulo à concretização dos direitos assegurados das pessoas com deficiência, especialmente o direito ao trabalho, através do cumprimento da cota legal de contratação de pessoas com deficiência e reabilitadas, bem como garantir um ambiente de trabalho acessível, livre de discriminação, preconceito, assédio e violência.

Reconecta

A Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade, Reconecta, ocorrerá de 4 a 7 de dezembro no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, na Enseada do Suá, Vitória. O evento, gratuito e aberto ao público das 14h às 19h, oferecerá 80 horas de programação simultânea dedicada à busca por soluções e políticas de integração, inclusão e acessibilidade. Organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef) e a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), em conjunto com órgãos públicos, instituições, entidades, conselhos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e parceiros do setor privado.

Além das exposições, o Reconecta contará com uma agenda de conferências importantes, abordando temas cruciais para a inclusão e acessibilidade. Grandes empresas também estarão presentes para oferecer vagas e compartilhar boas práticas de inclusão. Pessoas com deficiência e reabilitados terão a oportunidade de se inscrever nos processos seletivos durante o evento. Mais de 740 vagas já foram disponibilizadas no site. Todos são convidados a participar e se inscrever de forma gratuita em reconectaes.com.br 

Serviço

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *