Publicidade

Projeto PescamarES vai potencializar atividade pesqueira em Presidente Kennedy/ES

O prefeito Dorlei Fontão da Cruz recebeu na terça-feira (22) representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para uma reunião no gabinete. Em pauta o fomento da atividade de pesca em Presidente Kennedy.

A reunião contou com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Incaper e Seag.

Foi apresentado ao prefeito o projeto Pescadores Marítimos do Espírito Santo (PescamarES), idealizado pela Seag, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) — Campus Piúma, e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O PescamarES é uma ferramenta de política pública que permitirá a potencialização da pesca capixaba. O objetivo é identificar a situação das associações e entidades que atuam na área e levar informações para as comunidades pesqueiras do litoral capixaba, com foco no diálogo com o setor pesqueiro para buscar soluções quanto as demandas da área. 

Outro foco do projeto é a implantação de novas modalidades de captura de pescado mais sustentáveis. Especialistas do Ifes de Piúma vão apresentar aos pescadores inovações tecnológicas que possibilitem um menor impacto no ambiente e que tenham bom retorno econômico.

Além disso, a Seag está em parceria com a Ufes e o Instituto de Pesca de São Paulo, no projeto de monitoramento pesqueiro, ao longo do litoral do Espírito Santo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *