Projeto Arte e Fantasia envolve comunidade e celebra os 150 anos da imigração italiana em Santa Teresa

O tradicional Carnaval de Veneza invadiu a comunidade de Santa Teresa por meio de workshops pertencentes a uma ação desenvolvida pela Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (ALEAST). O projeto intitulado Arte e Fantasia nos 150 anos da Imigração Italiana – Oficinas Artesanais de Carnaval está sendo realizado nos dias 22 de janeiro a 2 de fevereiro, na Unidade do Senac em Santa Teresa.

A iniciativa celebra o aniversário da imigração italiana e leva conhecimento gratuito para a população sobre práticas artesanais focalizando o carnaval de 2024. As atividades compreendem quatro modalidades de oficinas artesanais que são realizadas ao longo do projeto: máscaras venezianas, arranjos de cabeça, colares e customização de figurinos.

Os interessados recebem instrução do artista Rogério Dalmonech, responsável por transmitir o conhecimento e também organizar um cortejo carnavalesco nas vésperas do carnaval, onde os alunos vão desfilar pelas ruas da cidade trajando as peças criadas durante as oficinas. Além dos participantes, o público em geral também é convidado a se juntar a esse espetáculo repleto de tradição e agitação.

“Essa experiência única de resgate da tradição veneziana, por meio das oficinas artesanais de carnaval, não apenas celebra os 150 anos da imigração italiana, mas também proporciona uma conexão viva entre a expressão artística contemporânea e a rica história cultural da região. O cortejo carnavalesco será a materialização dessa fusão”, enfatiza o Produtor Cultural e Artista, Rogério Dalmonech.

“Essa ação, além de promover a expressão artística, destaca-se por sua relevância histórica ao conectar a celebração do carnaval com um marco tão importante na história da imigração italiana. É uma experiência enriquecedora e o Senac apoia ações de valorização da diversidade cultural”, destaca a Gerente de Educação Profissional do Senac em Santa Teresa, Elisangela Maria Mulker Bridi.

ALEAST

Com a sua fundação em 2017, a Academia de Letras e Artes de Cidade de Santa Teresa (ALEAST) é uma entidade cultural sem fins lucrativos composta por 40 membros que se dedica à promoção e preservação da expressão artística e literária local. A entidade realiza eventos, cursos e publicações, destacando-se por seu compromisso com a valorização do patrimônio histórico e ambiental da região.

Aniversário da Imigração Italiana

Em 2024 o município de Santa Teresa celebra o aniversário de 150 anos da imigração italiana, um marco histórico que remonta a 1874, quando os primeiros colonos se estabeleceram na cidade. Ao longo do ano será realizado uma série de eventos, incluindo feiras, leilões, mostras artísticas e revitalização de patrimônios, todos dedicados a homenagear o legado deste povo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *