Professor em Anchieta/ES propõe construção de novas percepções sobre fatos históricos

Por meio de recortes de jornais da época do Brasil República, alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Gomes de Oliveira, em Anchieta, desenvolveram o pensamento crítico a respeito de fatos históricos ocorridos no País. As atividades foram realizadas, nessa última terça-feira (18), nas aulas de História, comandadas pelo professor Jordan Alves, e despertaram nos estudantes novas visões sobre os acontecimentos 

Munidos de exemplares do “Jornal do Senado”, publicados no período da Proclamação da República, os alunos analisaram o processo através dos discursos contidos na publicação e as contradições com as versões oficiais.  Segundo o professor, é fundamental despertar nos alunos o interesse a respeito de fatos históricos. 

“Colocamos os estudantes como agentes ativos no processo de elaboração e construção do conhecimento das vertentes históricas e reacendemos a vivacidade da disciplina de História, uma vez que, para muitos alunos, a disciplina se encontra pronta e acabada”, defendeu o professor.

Ainda de acordo com Jordan Alves, embora as fontes históricas sejam utilizadas pelo historiador para produção do conhecimento histórico, “se pensarmos em uma educação crítica e formativa, também cabe aos estudantes construírem suas próprias visões e percepções sobre os eventos históricos. Para isso, é preciso que eles entrem em contato com estes recursos”, afirmou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *