Presidente da Câmara de Piúma será operado amanhã para desobstrução intestinal

José Carlos de Araújo passou por uma tomografia computadorizada e foi constatado uma aderência no abdomen, neste sábado ele será operado

O presidente da Câmara de Piúma, José Carlos de Araújo, foi diagnosticado com uma obstrução intestinal e neste sábado, 11, estará passando por um procedimento cirúrgico na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. Nesta sexta-feira, 1º saiu o laudo da tomografia computadorizada que José Carlos foi submetido com indicação de intervenção cirúrgica de abdome para remoção de Aderência

José Carlos trabalhou o domingo todo no Hospital de Piúma passando muito mal. Na segunda-feira, 06, ele foi para a Câmara e continuou sentindo muitas dores no abdômen e vomitou. Na terça-feira, 07 ele foi internado no hospital de Piúma e na quarta-feira, 08 foi transferido para a Santa Casa onde se encontra. Ontem, ele passou por uma tomografia computadorizada e realizou diversos exames sendo diagnosticado com uma aderência – obstrução intestinal.

Às 17h59 desta sexta, o diretor legislativo da Câmara, Josemar Quintaes passou uma mensagem ao jornal informando que o médico disse que José Carlos teve aderência constatada na tomografia, “mas que está sendo monitorado, pois o mesmo “evacuou”, como não é de costume em pacientes com aderência, devido a isso, ele continuará sendo monitorado para saber se o estômago voltará a funcionar normalmente, caso contrário será preciso cirurgia”.

Dez minutos após a mensagem, Josemar entrou em contato novamente com o jornal e informou que os médicos confirmaram a necessidade da realização do procedimento cirúrgico.

Por mensagem, o jornal falou com Zé Carlos que agradeceu a todos as inúmeras mensagens que está recebendo. “Luciana só agradecer a Deus por tudo!!! Também pelas inúmeras mensagens q tenho recebido onde infelizmente, devido muita fraqueza não consigo responder aos amigos”.

O presidente da Câmara está bem, na medida do possível, retirou a sonda nasogástrica, hoje sentiu fome, porém continua em dieta 0 até o momento da cirurgia. “Se Deus quiser em breve estará em casa”, frisou Josemar.

Obstrução intestinal

A obstrução intestinal é uma situação de emergência que acontece quando as fezes não conseguem passar pelo intestino devido a um bloqueio no seu trajeto. Nestes casos, geralmente surgem sintomas intestinais como dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço da barriga, náuseas ou dor abdominal, que pode ir piorando com o tempo.

A obstrução intestinal impede a passagem dos alimentos digeridos pelo intestino e, por isso, as fezes, os gases intestinais e as secreções digestivas acabam se acumulando, o que aumenta a pressão dentro do intestino e o risco de complicações graves, como perfuração intestinal, infecção generalizada ou morte do tecido intestinal.

Sempre que existir suspeita de uma obstrução no intestino é aconselhado procurar imediatamente atendimento médico, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento que, normalmente, é feito com a administração de líquidos pela veia, passagem de uma sonda no trato digestivo ou cirurgia, dependendo da gravidade.

Possíveis sintomas

Os sintomas mais comuns de uma obstrução intestinal são:

  • Dificuldade para evacuar ou eliminar gases;
  • Inchaço na barriga;
  • Dor abdominal em cólica que piora com o tempo;
  • Diminuição do apetite;
  • Náuseas e vômitos.

Existem ainda alguns casos em que a obstrução intestinal é parcial, isto é, que ainda permite a passagem de algum conteúdo. Nesses casos, pode ainda haver eliminação de gases e os sintomas podem ser um pouco mais leves, no entanto é comum que o desconforto abdominal seja persistente.

A intensidade dos sintomas varia de acordo com a causa e a gravidade da doença que provoca a obstrução. Além disso, os sintomas podem ainda variar de acordo com o local afetado, sendo que vômitos e as náuseas são mais comuns na obstrução do intestino delgado, enquanto o inchaço abdominal e a prisão de ventre são mais frequentes na obstrução do intestino grosso, por exemplo.

Como confirmar o diagnóstico

“Normalmente, para identificar a obstrução intestinal, o médico começa por avaliar os sintomas e fazer palpação da barriga com as mãos, para tentar identificar alguma alteração. Pode ainda utilizar o estetoscópio para escutar se existem barulhos na barriga que indiquem se o intestino está funcionando corretamente ou não.

Quando existe suspeita da obstrução intestinal, é preciso fazer pelo menos um exame de diagnóstico, como radiografia ou tomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico e observar em qual local do intestino está a oclusão”.

Possíveis causas da obstrução

Existem muitas causas que podem levar ao surgimento de uma obstrução no intestino, desde causas mecânicas, em que há um obstáculo físico, como também uma obstrução funcional, que é quando os movimentos do intestino ficam paralisados. Ele citou como por exemplo a existência de um tumor, ou uma hérnia.

As principais causas incluem: bridas intestinais, que são aderências de tecido nas paredes do intestino, mais comuns em pessoas que já passaram por cirurgia abdominal. Hérnias; tumor intestinal, principalmente no intestino grosso. 

  • Diverticulite;
  • Doenças inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn
  • Torção do intestino;
  • Paralisia dos movimentos intestinais, chamada de íleo paralítico, devido a alterações metabólicas, como falta de potássio no sangue;
  • Isquemia do intestino;
  • Endometriose intestinal
  • Acúmulo de vermes;
  • Enterite pós-radiação no tratamento de câncer;
  • Intoxicação por chumbo.

Algumas destas causas podem causar uma obstrução completa e abrupta do intestino, gerando sintomas mais graves, ou apenas uma obstrução parcial ou que acontece aos poucos, quando os sintomas são mais leves e existem menos riscos para a saúde. No entanto, todos os casos precisam de tratamento adequado, da forma mais breve possível.

Fonte: tuasaúde

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *