Prefeitura inicia estudos em busca de solução para assoreamento do rio Piúma/ES

Na última quarta-feira, dia 29/09, a prefeitura de Piúma recebeu a equipe técnica da Defesa Civil Estadual – Cristiane Tinoco, Geóloga da CEPDEC-ES; Marcelo Alves de Lima, Tenente do CBM/ES; e Geovanna Curbani, Cabo do CBM/ES –, que vieram realizar vistoria no rio Piúma junto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAP).

O objetivo é começar a fazer um trabalho para ações voltadas para a solução do assoreamento do rio Piúma. A Secretaria identificou a falta de manutenção da calha do rio, que vem aumentando os pontos de assoreamento, o que, em períodos chuvosos, vem dificultando o escoamento da água na região do Vale do Orobó”.

“A manutenção deste corpo hídrico, fazendo a limpeza da calha do rio, paralela à limpeza das valas rurais, vai beneficiar os produtores da região, além das pessoas que moram próximo a vazante do rio; que tem reclamado bastante da quantidade de detritos que vem assoreando o canal”, explicou o secretário Fábio Oliveira.

Ainda de acordo com o secretário, uma intervenção dessas só pode ser executada pelo governo do Estado, ou pelo Governo Federal. “É um projeto muito grande, muito oneroso e de uma complexidade técnica que o município não aporta. Diante desse laudo que vai ser emitido pela Defesa Civil Estadual, nós vamos entrar com um pedido de avaliação do IEMA; para que a gente possa elaborar um projeto e fazer uma intervenção definitiva para resolver esse problema”, afirmou.

Com esse projeto haverá manutenção preventiva e constante da calha do rio, beneficiando vários setores econômicos da cidade. “Isso pode trazer benefícios diretos não só às propriedades rurais, mas também aos pescadores que têm reclamado muito do assoreamento do rio. É uma obra complexa, grande, mas de suma importância para a agricultura e o turismo do município”, finalizou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *