Prefeitura de Presidente Kennedy/ES entrega equipamentos da Assistência Social

Cumprindo a missão de expandir a rede protetiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), à Prefeitura de Presidente Kennedy, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em uma solenidade marcada por muita emoção e alegria, inaugurou na última quinta-feira, dia 04 de abril, a sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), construído com recursos próprios, e também a sede do Centro Dia para Pessoas com Deficiência (PcD), instalado em imóvel próprio da SEMAS, que passou por uma grandiosa reforma e adaptações.

CRAS

O CRAS, é a unidade responsável pela gestão e oferta dos Serviços de Proteção Social Básica, às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, ou seja, que estão passando por conflitos familiares e comunitários, desemprego, insegurança alimentar, etc. O CRAS atende pessoas com deficiência, pessoas idosas, crianças e adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. No serviço, é possível fazer o Cadastro Único e Programa Bolsa Família, ter orientações sobre benefícios sociais, e outros.

Os Serviços e Programas do CRAS, podem ser acessados por demanda espontânea, busca ativa ou encaminhamento da rede socioassistencial ou das demais políticas públicas. O CRAS encontra-se instalado na Avenida Orestes Baiense, ao lado do CREAS, que recentemente também foi inaugurado, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.

Centro Dia

O Centro Dia para Pessoas com Deficiência, é uma unidade especializada que irá oferecer atendimento a pessoas, em todas as faixas etárias, com deficiência e com algum grau de comprometimento,  vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h, e tem por finalidade promover a autonomia, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida para pessoas com deficiência, de ambos os sexos, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas dentro da família, falta de cuidados adequados, alto grau de estresse do cuidador, dentre outras.


Para acesso ao Centro Dia pelo público-alvo, o primeiro atendimento deve ser feito no Centro De Referência Especializada De Assistência Social, o CREAS, que fará o encaminhamento ao Centro Dia, e a equipe técnica do equipamento instituirá o Plano de Atendimento Individual e Familiar, com dias e horários que o usuário irá permanecer no serviço.

O Centro Dia está instalado, à Rua José Pereira Neto, atrás do PAM (Pronto de Atendimento Municipal).

Nova sede para a Secretaria de Assistência social

O Município de Presidente Kennedy conta hoje com quatro estruturas próprias da rede socioassistencial, CREAS, CRAS, Instituição de Acolhimento e Centro Dia, que permite a oferta de diversos Serviços, incluindo também o Programa Bolsa Família. Em breve, será entregue a sede da Secretaria de Assistência Social, que garantirá serviços mais humanizado para os usuários e para os servidores que contarão com um espaço mais amplo para desenvolverem suas atividades.

O que confirma a incansável caminhada rumo a efetivação dos direitos da população Kennedense, oferecendo cada vez mais equipamentos públicos de qualidade e desonerando os cofres públicos com o pagamento de aluguéis.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *