Prefeito de Piúma entrega Espaço especializado para educação dos alunos autistas e com outras necessidades

O O Espaço da Educação Especial “Arthur Daré da Silva” foi preparado com muito carinho pela Prefeitura e vai atender aos alunos com necessidades especiais, um atendimento personalizado

A prefeitura de Piúma, através das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, entregou ontem (10), uma importante estrutura para atender os alunos com necessidades especiais. O Espaço da Educação Especial “Arthur Daré da Silva”, foi pensado considerando a crescente demanda de alunos da Educação Especial matriculados na rede municipal de ensino.  

O objetivo do espaço é fortalecer as políticas públicas que garantem a educação especial inclusiva em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, assegurando o conjunto de atividades e recursos educacionais às pessoas com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

O espaço pretende garantir a plena participação e aprendizagem dos estudantes nas escolas da rede municipal, através de uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, para que os alunos com deficiência tenham plena melhoria na qualidade de vida e inclusão na sociedade.  

O local foi estruturado após observação das dificuldades do município em fazer esses atendimentos, nos postos de saúde, dividindo espaço e tempo de atendimento com outros públicos. “Pensamos nos alunos com deficiências e outros transtornos matriculados na rede municipal e nas dificuldades encontradas para garantir o acesso e a permanência destes nas escolas, surgiu a necessidade de criar um espaço que permitisse assegurar o pleno desenvolvimento desses alunos”, explicou a Secretária Alzimaira Marcarini.

No seu discurso durante a inauguração, o prefeito Paulo Cola afirmou que. “A gente faz as coisas para cuidar de pessoas. Ter esse carinho. Essa é a nossa determinação para os secretários. Esse é o nosso objetivo, cuidar de gente”, disse o prefeito, agradecendo especialmente a primeira-dama Panttila Tonani pelo apoio. “Preciso destacar que esse sonho, que hoje é uma realidade, partiu da insistência e do conhecimento de Panttila”, ressaltou.  

Os alunos serão atendidos sempre no contraturno escolar. O espaço “Arthur Daré da Silva conta com os seguintes profissionais: um coordenador da educação especial, um servente, um recepcionista, um pedagogo, um professor de educação física, mantidos pela Secretaria de Educação e dois psicólogos, dois fonoaudiólogos, um terapeuta ocupacional e um neuropediatra, subsidiados pela Secretaria de Saúde. Ainda serão contratados mais um Pedagogo e um Terapeuta Ocupacional.

SOBRE O ARTHUR DARÉ DA SILVA

Ele foi aluno da escola do Portinho, uma criança doce, carinhosa, risonha e cheia de sonhos. Arthur era um aluno com deficiência com plena participação da família no ambiente escolar que veio a falecer no ano de 2014. Por esse motivo a prefeitura de Piúma resolveu nomear o novo espaço em memória do Arthur.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *