PIÚMA “TOQUE DE RECOLHER” ÀS 20H00, o risco continua alto para a Covid-19

Piúma continua sozinha no mapa do ES em alto risco para Covid-19. O título traz a palavra toque de recolher, apenas para dizer que as 20h00 os comércios devem fechar, os que foram citados no último decreto

Diante da publicação do Mapa de Gestão de Risco pela Secretaria de Saúde do Estado para ações qualificadas de enfrentamento a Covid-19, publicado no final da tarde desta sexta-feira, 26, não sobra outra alternativa a Piúma, que o toque de recolher às 20h00.    

Esta é a triste notícia para esta noite de sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021, a Cidade das Conchas, a Piúma de todas as tribos está sozinha no mapa do Espírito Santo – ES em vermelho, isto é, alto risco para a contaminação para o novo Coronavírus.

E o pior, já conta 50 óbitos, enquanto Anchieta, com 30 mil habitantes tem 42 mortes, com quase o dobro da população. Pasmem, hoje Piúma tem sete pacientes em estado gravíssimo com a Covid-19. Não tem nem um monitor cardíaco para ventilar um paciente que precisa ser intubado.

A situação é crítica e a sua população ainda não se deu conta, desobedece na maior ‘caraça’ as orientações das autoridades de saúde.  O mapa de risco acaba de sair, e em meio aos 78 municípios no mapa do ES, é o único que aparece em vermelho.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Gustavo Meireles, as ações de enfrentamento a Covid-19 serão intensificadas com mais rigor, rondas serão feitas a noite toda. A orientação é fechar os estabelecimentos as 20h00.

“Mantemos as nossas ações, vamos intensificar com as fiscalizações para que possa fechar os comércios citados pelo decreto sugeridos que não abra, às 20h00. Estaremos com Bombeiros e a Polícia Militar. Vamos intensificar as barreiras sanitárias para baixarmos estes números o mais rápido possível”, disse.

Foto: Assessoria de Comunicação

O secretário informou que as barreiras estão nas entradas do município, Monte Aghá, Aparecidinha e Reduza, divisa com Anchieta. “Estamos fazendo a escala aqui para funcionar amanhã e domingo também”.

Salientou Gustavo que ônibus com turistas não podem ser proibidos de circular no município, mas serão verificados, inclusive com a aferição da temperatura dos passageiros.   

Neste fim de semana dificilmente a Feira deverá funcionar, disse o secretário de Saúde

Feirado Sol

Sobre o funcionamento da Feira do Sol no fim de semana, o secretário disse que o setor jurídico está analisando, uma vez que, terá de ser revisto o número de pessoas que circula e o CNAI da empresa.

“Segundo o decreto, dificilmente vai conseguir ficar aberta. Lá é uma questão jurídica que os procuradores precisam nos instruir, se eles entram como shopping, ou como feira e como será enquadrada nas medidas do decreto em relação a eles. Ainda não tivemos resposta exatamente sobre. Lá é um movimento muito intenso. Hoje a Feira não abre. Todos os estabelecimentos devem fechar às 20h00. Vai ter a ronda de bombeiros, vai ter a ronda da Polícia Militar e a Vigilância Sanitária vai rodar das 20h30 as 2h00 da madrugada pedindo para que haja o fechamento destes empreendimentos. Um toque de recolher”, frisou o secretário de Saúde.

QUADRO PREOCUPANTE

O quadro de Piúma é o preocupante: 18 mil habitantes, 1.740 casos confirmados, 50 mortes, 1.242 casos suspeitos e 1.524 curados, 5.783 casos notificados e 5.607 testes realizados.

Só no centro 495 casos confirmados seguido de Niterói com 209. E infelizmente, muitas pessoas ainda não se deram conta da seriedade da situação da cidade em relação a Covid-19.

O escritório do jornal localiza-se na Rua Anchieta, no Centro da cidade, próximo ao Supermercado Campeão. Pois bem, deste local ao Banestes a jornalista contou pelo menos oito lojas com atendente sem fazer o uso da máscara, tão recomendado como principal medida de segurança.  Pelas ruas a mesma cena, a cada 10 pessoas pelo menos cinco seis, estão com as máscaras no queixo, ou na boca apenas. Outro nem de máscara aparecem.

Bares abertos também foram flagrados e com mesas e cadeiras a postos, mesmo diante do decreto assinado pelo prefeito Paulo Cola nesta segunda-feira.

No ES são 324.226 pessoas confirmadas com a Covid-19 e 6. 388 óbitos registrados.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *