PIÚMA: Raniery Miranda vira super secretário: Obras, Meio Ambiente e Gabinete

Raniery Miranda é odiado em Piúma por alguns e admirado por outros. Polêmico, no verão arrumou inimizades mas colocou os carros de som pra correr

Odiado e admirado por alguns na cidade de Piúma, Raniery Miranda foi nomeado na manhã desta quarta-feira Secretário de Obras, interino.

Além da secretaria de Obras, Raniery permanece na Secretaria de Meio Ambiente e tem sido o braço direito da prefeita em exercício Regina Martha Scherrer Rocha assumindo ao mesmo tempo a Secretaria de Governo e Planejamento, segundo informações de um vereador que participou de uma reunião com a chefe do Executivo nesta mesma tarde.

Raniery se tornou um super secretário em Piúma, depois do afastamento do prefeito Ricardo Costa. De acordo com alguns servidores Raniery vem comandando as reuniões com a prefeita e dando as primeiras ordens na Prefeitura. “Nas reuniões tem de levantar o braço para falar, ele é quem dá as ordens”, disse um servidor que pediu anonimato.

“Eu já pedi licença e deixei uma reunião depois de ouvi-lo mandar um servidor calar a boca, não tenho necessidade disso. Achei ridículo”, disse uma servidora.

Encarou os carros de som e os cavalos

 ‘A Cesar o que é de Cesar’, Raniery nos últimos verões combateu bravamente o som automotivo, além de som nas residências, conseguiu com poucos fiscais colocar pra correr os baderneiros, foi parar até na delegacia, mas colocou “ordem” numa situação que o comércio não suportava mais. E não teve prefeito que mandasse ele voltar atrás nas multas e apreensões.

E os cavalos nas ruas, quem não se lembra? Ele prendeu muitos animais, gerou desafeto, acabou até atingido fisicamente em confusões, mas não redou o pé.

Há quem deteste o secretário até as últimas consequências, há que o admire e o defenda. Nas redes sociais as opiniões se divergem.   

A policial civil Mara Batista gostou da indicação de Raniery para a Obras. “Acho que foi muito bom atuando na Secretaria que estava e teve peito, coragem para enfrentar a problemática do som. Penso que na secretaria de Obras também precisa de secretário determinado, corajoso e HONESTO. Ele é um bom nome”, postou no facebook.

Gabriel Gobeti trabalhou com o secretário e afirmou que ele é presente sempre que solicitado. “Tive a oportunidade de trabalhar com Raniery no verão passado fazendo notificações em veículos e casa com som alto, posso dizer com clareza ligávamos para ele o tempo todo, muitas vezes de madrugada e o mesmo sempre à disposição, tem meu apoio”.

Danielly Pezzin pelo facebook frisou que ele precisa respeitar as pessoas. “Precisa ter respeito com o povo de Piúma e principalmente, com os turistas que frequentam a cidade. Se é bom ou ruim eu não sei, mas a sua falta de respeito fala por si só. Como que é secretário?! Turista que quiser sombra, fica em casa?”.   

Raniery já esteve envolvido em diversos episódios em Piúma, foi parar na delegacia, já vendeu até carro de morto e ameaçou pessoas, mas ele segue agora comandando três secretarias municipais.

Lei proíbe parentes

Apesar de cunhado não ser considerado parente, o proprietário da Empresa SZ Bassul, segundo informações extraoficiais é cunhado de Raniery e este possui um contrato com a Prefeitura no valor de R$158700,00 com máquinas.

Na Câmara de Piúma muitas interrogações, caso o secretário seja nomeado para administrar a pasta de Obras, como vai fiscalizar o contrato da empresa do marido da irmã dele?  

O artigo 9 da lei de Licitações, 8.666 no § 11 é bastante claro:  Os editais de licitação para a contratação de bens, serviços e obras poderão, mediante prévia justificativa da autoridade competente, exigir que o contratado promova, em favor de órgão ou entidade integrante da administração pública ou daqueles por ela indicados a partir de processo isonômico, medidas de compensação comercial, industrial, tecnológica ou acesso a condições vantajosas de financiamento, cumulativamente ou não, na forma estabelecida pelo Poder Executivo federal.    

Convém ressaltar também, que, este contrato foi assinado antes de Raniery ser nomeado.

A Reportagem tentou falar com Raniery mas não conseguiu.

Apenas assinando documentos

O vereador Tobias Scherrer a pedido da mãe, a prefeita entrou em contato com o jornal por telefone e informou que Raniery está apenas assinando documentos interinamente na secretaria de Obras, e a prefeita ainda não definiu o nome para a secretaria de Meio Ambiente, que, possivelmente será escolhido um servidor efetivo para a função.  

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

  • Ana Regina disse:

    Foi ótimo ter tirado som alto da Praia e dos carros, agora precisa modificar os motoqueiro c descarga de suas motos .tenho ap em Piúma e é muito barulho que essas motos provocam.Parabens Raniery.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *