PIÚMA: piolhos de pombos suspendem aulas no Lacerda de Aguiar

Cerca de 800 alunos ficarão sem aula por uma semana para a escola ser dedetizada. As pragas tomaram o telhado da Escola

Uma infestação de piolhos de pombos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lacerda de Aguiar, em Piúma suspende aulas por uma semana ou, até que se resolva o problema. Pelo menos 800 alunos ficarão sem aulas. A instituição será evacuada para dedetização.

A Escola foi infestada por pombos que fazem seus ninhos no telhado, a Secretaria de Educação foi procurada para se manifestar diante do caso, uma vez, vários pais de alunos entraram em contato com a redação para avisar que estariam fazendo um protesto em frente ao Ministério Público para pedir providências imediatas.

A secretária de Educação interina de Piúma, Dione Jenier falou com a reportagem na tarde desta segunda-feira, 16. Ela informou que foi feita uma reunião nesta terça-feira com uma comissão composta por sete mães juntamente com as Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Obras, o presidente da Câmara Jorge Miranda, a direção da escola e duas professoras. “Ficou estabelecido em ata, que as aulas serão suspensas a partir de agora durante a semana ou até que se resolva isso. Faremos expulsão dos pombos, retirada de ninhos, lavagem e limpeza com produtos adequados, fechamento de locais por onde podem passar entre outros. Faremos depois de todos os procedimentos, um mutirão com pessoal da limpeza e retornaremos as aulas, que serão repostas para não prejudicar o calendário escolar”, assegurou Dione.

Oportunamente a secretária afirmou que será aberto um processo emergencial para manutenção de controle de pragas urbanas para que não aconteça mais problemas semelhantes.

Frisou Dione que as providências já estão sendo tomadas. “Em 23 de agosto houve a primeira infestação e dedetização. A segunda há uma semana atrás e como não resolveu, as medidas agora não serão mais só contra os piolhos, mas com os pombos. Esperamos resolver o problema”, disse.

O que causam os piolhos aos humanos

Os piolho de pombos são artrópodes da Ordem Aracnida (mesma ordem das aranhas). São na verdade ácaros dos gêneros, Dermanyssus e Ornithonyssus. Estes ectoparasitas que parasitam principalmente galinhas, perus, pombos e outras aves de cativeiro, mas podem parasitar outros animais e o homem. Possuem ca. 1 mm comprimento e tem coloração avermelhada  (por causa do sangue no seu interior). Considerados pragas de grande relevância para a avicultura. Podendo causar dermatites em humanos associados a esta atividade.

Dermanyssus gallinae: espécie mais comum de piolho de pombos

A espécie mais comum em pombos é Dermanyssus gallinae. Há relatos de pessoas hospitalizadas que tiveram lesões cutâneas semelhantes a escabiose. Essas lesões forma associadas a presença de pombos em galerias de passagem de ar, depois de retirados os ninhos os casos não voltaram a acontecer.


Outras espécies de piolho de pombos necessitam de tratamentos nas aves

Embora Dermanyssus gallinae seja a espécie mais comum em pombos, casos com Ornithonyssus sylviarum necessitam de maiores cuidados para extermínio da praga, sendo necessário não só o tratamento do ambiente, mas o tratamento das aves para o total controle da praga.

Fotos: Divulgação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *