Piúma mais uma vez se destaca no carnaval do litoral

A Cidade das Conchas foi o endereço de milhares foliões que escolheram o balneário para curtir o carnaval 2024.

Foto: PMP

Com uma vasta programação acontecendo em diferentes pontos da cidade e com um Termo de Ajuste de Conduta – TAC cumprido à risca com o Ministério Público – MP e as autoridades, o município de Piúma vivenciou um dos melhores carnavais dos últimos 30 anos. A gestão municipal alinhada com os servidores se dedicou para organizar os eventos de forma que terminassem nos horários combinados e tudo saísse como fora programado. É o que afirmam o prefeito, os comerciantes e empresários.

Atrás do trio elétrico a Polícia Militar em viaturas e a ambulância para prestar socorro a quem precisasse de atendimento médico, ao lado da praia, a cavalaria, o carro pipa refrescando a multidão a frente e os foliões em um só coro seguia pela Avenida Beira Mar numa sintonia bonita de se ver, no fim da tarde o pôr do sol mais bonito do Brasil marcou as fotografias. O Bloco do Mé todos os dias rasgando o centro da cidade com Berola e Zélia no comando, bateria afinada e sua vaquinha arrastando todo mundo na mesma melodia.   

Na Praça Dona Carmem os shows contemplaram todos os estilos e a programação variada na Tenda Cultural, no Portal da Ilha do Gambá levou para as crianças diversão, tudo programado deu certo. De dia, deu sol e praia lotou e a noite pocou, mas acabou cedo, as tentativas de atrapalhar a festa foram contidas pela PM que retirou do meio da multidão os mais afoitos pelo crime, duas armas apreendidas, e flagrantes lavrados, vão repensar no CDP – Centro de Detenção Provisória.  

Piúma serviu de modelo

A Reportagem conversou por telefone com o prefeito Paulo Cola que fez uma avaliação do carnaval, conversou também com alguns comerciantes e empresários que estão satisfeitos com o evento que atraiu cerca de 200 mil pessoas durante os cinco dias de carna vale.

De acordo com o prefeito, o saldo foi positivo e o carnaval foi excelente. “Foi ótimo. O carnaval é fruto de muito trabalho. Para o trio está na rua, para uma banda tocar, um bloquinho precisa de muito trabalho anterior, a gente tem de olhar um pouquinho para trás e ver o que foi feito. O que aconteceu em Piúma é que nós nos organizamos, colocamos as instituições em conversa e cumprimos exatamente aquilo que foi acordado, com o MP, com as instituições de segurança, com nós próprios. Nós nos organizamos, marcamos hora de começar de terminar, o que ia acontecer, o que não iríamos permitir que acontecesse em nossa cidade, nós cumprimos, cada um cumpriu a sua parte. A Polícia Militar, eu sou grato demais, a presença aqui, o Corpo de Bombeiros foi importantíssimo pra gente. Eles estavam presentes antes mesmo da festa começar, foi quem nos auxiliou na questão da segurança, e a equipe da Prefeitura de Piúma que se doou muito, desde a fiscalização de som, do meio ambiente, impedindo abusos, mas sempre o bom senso imperou. Nós não tentamos ter o controle pela força, mas usando o bom senso, quando o diálogo e a conversa não funcionavam, tivemos que usar a mão forte do estado.

A reportagem flagrou a fiscalização tributária da Prefeitura o tempo todo presente em diversos espaços fiscalizando os ambulantes e comércios. “Quem estava regular era alguém que já havíamos conversado, já havíamos combinado o que podia e o que não podia, eles tinham passado por cursos, os ambulantes haviam recebido informações sobre a segurança de manipular alimentos, no final, esta fiscalização é para garantir a ordem, garantir que quem fez a inscrição tivesse o mercado para eles e também garantir que fosse brincar o carnaval ele tinha certeza de que estava consumindo produtos de alguém que existia oficialmente e que estavam preparados para aquilo”.

Para o prefeito, Piúma serve de modelo e está no caminho certo.

Comércio satisfeito

Com 30 anos de história no comércio farmacêutico, a Drogaria Guida está localizada em três pontos na cidade de Piúma. Alailson Garcia  foi enfático, afirmou que nestas três décadas, indubitavelmente este carnaval foi incrível. “O verão foi ótimo, superou a nossa expectativa, o tempo colaborou. O melhor faturamento de todos os tempos da Drogaria Guida. Tudo na paz, a Polícia presente em todos os momentos, nota 10 para a gestão”, disse.

Quem está muito satisfeita com a temporada e o carnaval é a comerciante Beth Miranda, do Bodegas Lanches. “Verão maravilhoso, carnaval muito bom. Tudo muito bem organizado. Estamos terminando mais uma temporada de sucesso, são 30 anos aqui na orla, nada atrapalhou o nosso movimento, programação maravilhosa. Parabéns Piúma”, assegurou.  

A reportagem conversou também com a Feira do Sol e Nágila Lana foi enfática, frisou que o verão foi mais curto, porém intenso e a Feira comercializou todos os stands trazendo oportunidades de negócios e fazendo a economia girar na cidade com aluguéis de imóveis pelos expositores, contratações e consumo local.

“Trabalhamos intensamente, foi um verão rápido, mas de muito movimento, Piúma recebeu milhares de turistas, foi lindo de ver, um mar de gente, aqui todos fizeram negócios e ganharam dinheiro, a Feira encerra esta temporada com muita gratidão. Ano que vem são 30 anos, vamos comemorar em grande estilo”, salientou Nágila.


Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

  • Marcio De souza disse:

    Sou de varre sai RJ adorei uma pena foi os carro de som na praca sina carmem com um som alto de mais,liguei pra policia me pediram pra ligar pra prefeitura so que ninguem atendia,e so melhorar isso fica top de mais.

  • Jussara disse:

    Parabéns aos gestores da cidade de Piúma. Logística responsável e eficiente. Tenho certeza que tudo que foi planejado foi contemplado . Com certeza pela competência evidenciada , todas as não conformidades evidências , serão tratadas com o envolvimento de toda equipe envolvida.
    Parabéns Prefeito de Piúma e sua equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *