“Piúma Mais Saúde” oferta consultas nos fins de semana para desafogar as filas

Neste sábado, 26, o psiquiatra está atendendo 22 pacientes agendados, e domingo não haverá atendimento para que os servidores possam tirar a sua folga.

“Cuidar das pessoas é nosso maior compromisso”, assegura o secretário municipal de Saúde de Piúma, ao explicar ao jornal sobre o Programa Mais Saúde, implantado recentemente no município, para ampliar o número de consultas reprimidas. Como é de conhecimento da maioria das pessoas, saúde sempre foi um gargalo de difícil solução em todos os municípios no ES e no Brasil.
É muita gente doente, e os números triplicaram depois da pandemia, com a suspensão de consultas e exames eletivos. A fila é gigante e o povo carece.
O secretário, Weriton Soroldoni, falou sobre os atendimentos médicos que vem sendo realizado nos fins de semana, em Piúma, dentro do Programa “Piúma Mais Saúde”, que, tem como objetivo, avançar nos serviços de cuidado integral a cada piumense.
De acordo com Soroldoni, foi realizado um levantamento das principais demandas relacionadas à saúde do município, “buscamos organizar e implementar, de forma responsável e humanizada, a primeira ação, de outras que ainda acontecerão. Começamos pela ampliação dos serviços de consultas especializadas e exames no Centro de Especialidades. São mais consultas e exames realizados, até nos sábados e domingos”.
O secretário tem consciência de que os desafios a serem enfrentados são enormes, mas assegurou que firmou o compromisso na gestão Paulo Cola, com a colaboração indispensável dos servidores públicos, de atender as necessidades da população, com mais rapidez, respeito e carinho.
E promete avançar ainda mais. “Além de mais consultas de cardiologia, psiquiatria, oftalmologia, ortopedia, otorrino e exames como ultrassonografia e Raio X, nossa equipe está trabalhando para ofertar consultas em neurologia, para o próximo mês. Vamos trabalhar para termos outras especialidades e também mais atendimentos na atenção primária, para melhorar a vida dos piumenses, cuidando da saúde das nossas gestantes, crianças, jovens, adultos, idosos, do trabalhador e dos nossos colaboradores”, garantiu.
Salientou o secretário de Saúde que, a parceria com o governo do Estado, por meio da Superintendência Regional de Saúde, em Cachoeiro de Itapemirim, é sólida e tem avançado para também auxiliar na ampliação de consultas para especialidades e exames mais complexos.
“É importante destacar que, a oferta de mais consultas e exames, acompanham a disponibilidade dos médicos especialistas e prestadores de serviços, tanto aqueles ofertados pelo município e, principalmente, pelo governo do Estado. Portanto, temos trabalhado, incansavelmente, para novas parcerias neste sentido, sempre com responsabilidade e cuidado com nossa população”.

Atenção

Este é o terceiro sábado que as consultas estão acontecendo em Piúma


A equipe da saúde fará contato com todos que estão aguardando consultas e exames ofertados pelo município. Então, é importante atualizar seus dados cadastrais nas unidades básicas de saúde, de cada bairro, especialmente, o telefone para que a equipe possa falar com você.
“E vamos além, investimentos na estruturação das nossas unidades para proporcionar melhor ambiente de trabalho aos nossos profissionais, em espaços para melhor atender nossos usuários é nosso compromisso, e temos buscado a parcerias com o legislativo municipal, a bancada federal e estadual para que mais recursos e novos equipamentos sejam ofertados.
Sabemos dos desafios que ainda temos e estamos trabalhando com muita dedicação, amor e respeito para cuidar das nossas famílias, para cuidar de você, Piumense”.

Risco cirúrgico é de responsabilidade do prestador de serviço

Uma demanda que vem caindo na conta dos municípios são os exames pré-operatórios, como risco cirúrgico. A reportagem foi ao Centro e Especialidade buscar informações sobre o assunto, uma vez que, muitos pacientes fazem uma verdadeira via crucia para conseguir marcar o risco e levar até o prestador do serviço operatório. Contudo, o risco cirúrgico é de responsabilidade do prestador do serviço, que já recebe pelo exame. O Sistema Único de Saúde – SUS, inclui na conta.
Os outros exames, segundo a coordenadora do Centro de Especialidade, Juliana Souza Hott, o município oferta e prioriza para que o paciente não perca o procedimento, que muitas das vezes já está aguardando. Se o prestador do serviço omiti-se a realizar o risco, o paciente pode fazer um registro no Sistema de Regulação de Consultas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *