Piúma fecha o “Agosto Lilás” com um evento na Câmara de empreendedorismo feminino

Piúma celebra empreendedorismo feminino e combate à violência doméstica com uma tarde perfeita no Plenário do Poder Legislativo.

O mês de agosto é dedicado a campanha do “Agosto lilás”, uma campanha de alusão ao combate à violência doméstica, em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha (11.340/06), que esse ano completou 17 anos, sendo esta considerada a 3ª melhor Lei do mundo segundo a ONU.

E para fechar a campanha do “Agosto Lilás” a Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Piúma organizou o evento “Empoderadas – Empreendedoras e teve o apoio da Cooperativa de Crédito Sicredi, e, foi realizado, na tarde desta quinta-feira, 31, no Plenário da Câmara Municipal. Indubitavelmente, foi uma tarde inspiradora e proveitosa para as mulheres empreendedoras de Piúma.

Mariana Metri, secretária de Desenvolvimento de Piúma – Fotos/ PMP

De acordo com a secretária de Desenvolvimento, Mariana Metri Miranda, o evento teve objetivo principal fortalecer a ideia de que o empreendedorismo feminino pode ser uma poderosa ferramenta na quebra do ciclo de violência doméstica. “Ao mesmo que falamos sobre o tema trouxemos pessoas capacitadas para dizer a importância e força da mulher no mundo do empreendedorismo. As palestrantes enfatizaram as possibilidades de uma vivência mais digna, para que elas percebam o lugar e estado em que estão e saibam que podem ir além, que elas têm voz e rede de apoio. E o interessante é que o empreendedorismo feminino tem surgido como um mecanismo de independência e segurança financeira para essas mulheres, para que tenham opção de futuro e possam sair de uma realidade abusiva e difícil”, frisou Mariana.

O evento contou com a parceria com o Sicredi

Para a secretária, eventos como o que foi proposto contribui para fortalecer o empoderamento e protagonismo das mulheres, além de difundir políticas públicas de proteção dos direitos da mulher.

“Agosto Lilás”

Mulheres empreendedoras marcaram presença no evento – Foto/Luciana Maximo

O evento faz parte das ações do “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, e reuniu mulheres de Piúma em uma jornada de empoderamento, educação financeira e conhecimento dos direitos das mulheres.

Na oportunidade, as empreendedoras presentes puderam aprender sobre a importância do cooperativismo e da educação financeira com o Sicred, assim como as estratégias de Marketing com Thais Favoreto para divulgação do negócio e também dicas de autocuidado e maquiagem com a consultora de beleza Marília Rebelo.

Mas muito além da importância de se cuidar e empreender, as mulheres receberam orientações sobre os direitos que as mulheres possuem e muitas vezes desconhecem, através de uma palestra com a advogada Drª Taís Alves, que abordou inúmeros direitos, nas áreas de famílias, previdenciária, trabalhista e principalmente criminal.

Muito além da conhecida Lei Maria da Penha, a advogada explicou o funcionamento de leis que protegem as mulheres que são vítimas de outros tipos de violência, como importunação sexual (Art. 215-A CP) que tem se tornado cada dia mais comum, bem como o chamado Stalking/perseguição (art. 147-A CP) quando alguém persegue a vítima de várias formas, seja na vida real ou nas redes sociais ameaçando-a de várias formas e restringindo sua liberdade; crimes virtuais (art. 218-C CP) como a divulgação de vídeos e/ou fotos íntimas, principalmente após o término de um relacionamento com o intuito de  vingança, e explanou também sobre a Lei do Minuto seguinte (12.845/13) que trata sobre o atendimento integral e obrigatório de vítimas de violência sexual na rede pública ou privada, onde essas vítimas recebem o atendimento médico emergencial com medidas preventivas de gravidez e DSTs, bem como atendimento psicológico e a facilitação do registro da ocorrência policial ainda no hospital. 

E por fim, Tais explanou sobre o funcionamento da Lei Maria da Penha e tudo que ela garante as vítimas de violência doméstica, seja ela física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual, e informou todos as formas da mulher pedir ajuda e denunciar o agressor, enfatizando a importância de todos nós estarmos atentos as pessoas próximas e denunciar, pois combater a violência contra mulher é um dever de todos nós.

“Apesar de ser uma das melhores leis do mundo, o poder público é muito falho em sua aplicação, prova se faz é que até julho somente no ES 19 mulheres já foram mortas em decorrência da violência doméstica”, disse.

A advogada pontuou que a lei garante a medida protetiva a mulher, mas há lacunas sobre o destino dessa mulher após se libertar do agressor. Muitas permanecem no relacionamento abusivo por não possuir uma rede de acolhimento ou não se sentirem seguras mesmo com a medida, o que precisa urgentemente ser revisto, afinal, muito mais que prender o agressor e conceder a medida protetiva é necessário implementar políticas públicas de acolhimento as vítimas. Principalmente casas de acolhimento quando a mulher precisar de abrigo pra ela e pros filhos”, ressaltou ao ser questionada pelo Jornal sobre as lacunas que a Lei sofre ainda.

E assim fica a reflexão: mesmo com a 3ª melhor lei do mundo, mulheres ainda morrem diariamente no país, o que demonstra que algo está muito errado e precisa ser revisto urgentemente.

Autocuidado

Outra atividade que atraiu grande interesse foi o workshop de automaquiagem e marketing digital. A automaquiagem pode aumentar a autoestima e a confiança das mulheres, enquanto o marketing digital é uma ferramenta poderosa para quem deseja empreender ou promover seus negócios online. 

O evento “Empoderadas – Mulheres Empreendedoras” foi uma iniciativa importante e impactante, reforçando a ideia de que as mulheres têm o poder de transformar suas vidas e superar desafios, incluindo a violência doméstica, por meio do empreendedorismo e da educação. 

Coffee break patrocinado pelo Sicred

O coffee break foi patrocinado pelo Sicred e produzido pela Daniela Miranda, que coloca o coração em cada guloseima que prepara. Dos deuses!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *