Orquestra Santo Antônio, da Bahia, é atração do primeiro Festival Parque Aberto de 2024

A primeira edição do Festival Parque Aberto em 2024 recebe a Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité, Bahia, que chega ao Espírito Santo com a turnê inédita “Uma Orquestra pela Estrada”, apresentando um repertório repleto de música instrumental nordestina.

Neste domingo (14), o concerto acontece no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha. Após o espetáculo, será realizada a oficina “Conhecendo os instrumentos de uma orquestra”. Toda a programação é gratuita. Para participar da oficina é necessário inscrever-se neste link.

Ao todo, serão disponibilizados 1.000 ingressos, disponíveis para retirada gratuita na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (09). Clique aqui e garanta o seu – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada no Sympla para conseguir acesso aos ingressos, limitados a duas unidades por CPF.

Os portões serão abertos às 9h, com entrada permitida até meio-dia. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.

Patrocinada pelo Instituto Cultural Vale e com a missão de difundir a música instrumental nordestina pelas mãos de jovens e talentosos músicos do semiárido baiano, a turnê percorre cinco cidades do Espírito Santo e de Minas Gerais, neste mês de janeiro.

Após apresentar-se em Governador Valadares, nesta terça-feira (09), e Ipatinga, na quinta-feira (11), ambas em Minas Gerais, a orquestra encerra a temporada no Espírito Santo. Além do concerto no Parque Cultural Casa do Governador, o espetáculo passa pelo Parque Botânico Vale, em Jardim Camburi, Vitória, no sábado (13), e na Estação Cidadania de Cultura, em Novo Porto Canoa, Serra, na segunda-feira (15).

Sob regência da maestrina Dianara Almeida, de 25 anos, o concerto reúne obras de compositores como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Luciano Calazans e Ricardo Herz, promovendo um encontro entre a música popular e erudita.

“Temos muita expectativa de que o projeto resulte em outras circulações pelo Brasil inteiro e que isso traga mais oportunidades para os jovens trabalharem com música de forma remunerada”, afirma o diretor da turnê e cofundador da orquestra, Josevaldo Nim.

Oficinas

As oficinas são destinadas ao público em geral, para que possam conhecer os instrumentos que compõem uma orquestra, geralmente entendidos como “instrumentos eruditos”. São eles: violino, viola, violoncelo, flauta transversa, clarone e clarinete. Cada chefe de naipe vai apresentar ao público esses instrumentos, os nomes das cordas, explicar cada uma de suas partes e convidar os demais músicos da orquestra para oferecer o instrumento aos participantes da oficina, para que possam pegar e, até mesmo, tocar. As atividades acontecem de forma simultânea, ou seja, cada naipe da orquestra ficará separado, com o público dividido – podendo, inclusive, fazer rodízios para conhecer cada um dos instrumentos.

A orquestra

Com 16 anos de trajetória, acumulando na bagagem turnês regionais, premiações e intercâmbios internacionais, a Orquestra Santo Antônio vive um momento histórico com sua primeira turnê viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Um dos pilares do Projeto Santo Antônio de Música, realizado no município de Conceição do Coité, Bahia, a orquestra tem como missão promover a cidadania e profissionalizar crianças e jovens da região por meio da união entre música regional e clássica. Os primeiros alunos do projeto hoje têm formação universitária e atuam como professores de novas turmas de ensino musical gratuito.

Serviço:

Festival Parque Aberto
Orquestra Santo Antônio
Quando: 14/01 (domingo)
Horário: a partir das 9h
Local: Parque Cultural Casa do Governador
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla

Regras do parque:

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

  • Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
  • A entrada no parque será permitida até as 16 horas;
  • A permanência no parque será até as 17 horas (encerramento do evento);
  • O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
  • É proibido retirar plantas do parque;
  • É proibido fumar no local;
  • É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
  • Não é permitido usar área da praia;
  • É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
  • É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
  • Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *