OPINIÃO: quem vai roubar uma Hilux vai regaçar no tiro e depois fugir sem levar nem um celular?

Crime perfeito?

Emily, dona de uma fortuna de 100 milhões de dólares, é casada com Steven, um homem de negócios que atravessa uma grave crise financeira e está à beira da ruína. Emily mantém um caso extraconjugal com David, um pintor conhecido do casal. Steven visita David e lhe diz que sabe da ligação entre os dois e oferece ao pintor 500 mil dólares para matar Emily, fazendo com que pareça um acidente. David concorda em fazer o serviço. Esta é a sinopse do filme Um crime perfeito dirigido por Andrew Davis. Não é o caso do vereador de Kennedy assassinado a tiros há dois mesese seis dias.

Quinta-feira, 27 de maio. Um grupo de amigos como faziam toda semana vão bater uma bolinha para desestressar no Society lá em Leonel, uma charmosa comunidade do interior de Presidente Kennedy.

Marquinhos também vai jogar e encontrar os amigos. Ele leva a esposa e depois da pelada, resolver beber uma cerveja, sentados a beira do campo. Riem, se beijam, namoram, ele brinca com os amigos – faz piada.

Mas já é tarde e na sexta-feira, 28 é dia de trampar logo cedo. Decidem dar uma carona a um amigo e voltam para casa. Traçam o trajeto pela Alegria. Pela comunidade chamada Alegria, mas logo percebe que um carro está seguindo-o.

Marcos acelera a sua linda toyota Hilux SW4 e pede que todos apertem o cinto, estão sendo seguidos. A estrada é escura e a margem só tem barranco e mato seco. De repente, o HB20 pareia na pista e a ordem: Para, ou eu atiro!

Bom de acelerador, Marquinhos desobedece e acelera mais. Pou, pou, dois tiros, não foi nas rodas, eles queriam roubar o carro? Marquinhos pega o telefone e tenta pedir ajuda, é tarde, leva um tiro nas costas e cai de joelhos. A camioneta perde a direção e despenca numa pirambeira.  A esposa de Marquinhos também leva um tiro na perna. Gritos, dor, silêncio – choro.

Marcos está morto!

Quem o matou? Por que o matou? Porque ele fugiu e não quis entregar a Toyota Hilux SW4?

Se pensaram que é um enredo de um filme de suspense, erraram, é o covarde assassinato de uma cara do bem. Um cara que ninguém tem nada para falar dele.

Quem sabe, de repente, o cara que o devia. Ou o vizinho que teve uma discussão com ele. Quem sabe Marquinhos não tinha uma amante e ninguém sabia, o marido dela resolveu apagar?

Vamos para os fatos, sem fantasia. Tenho evitado me pronunciar sobre o caso para não tumultuar o processo que corre em segredo de justiça.

Pode parecer imaturo da minha parte fazer qualquer consideração, uma vez que não sou investigadora e nem trabalho na Polícia, como dizem os que não me suportam, uma pseudo-jornalistazinha.  

Não entra na minha cabeça dois bandidos aparentemente experientes em roubo já que uma lista de crimes recai sobre eles, com direito até um depósito para guardar as mercadorias dos roubos, esperar Marquinhos sair do campo de futebol em Leonel com a mulher e um amigo e meter tiro na camioneta dele, uma Hilux que eles desejavam possuir roubando.

Não, isto não entra na minha cabeça de jeito nenhum! Os caras seguem Marquinhos e, de repente, pareiam com ele e anunciam o assalto, Marcos acelera e foge, os caras em um HB20 alcançam a camioneta e regaçam no tiro, até Marquinhos perder o controle e cair na ribanceira, foi assim, o enredo?

Em seguida os bandidos fogem e aparecem dois dias para dar fim no HB20 incendiando e apagando as provas do crime. Lá naquela propriedade.

Mas a Polícia Civil do Espírito Santo chegou a enviar nota dizendo que tinha descartado latrocínio na mesma semana do homicídio. Agora, pode ser? Pode ser qualquer linha de investigação, como assim? Então não há uma linha específica, senhores delegados?

Ora, vamos então para o grampo telefônico. Se os bandidos roubaram o posto de combustível e foram grampeados e depois apareceram em Kennedy, no centro, depois, foram a Leonel, depois, estavam no local do crime, na fatídica noite do dia 27, lá em Alegria, e também, dois dias depois aparecem falando no mesmo celular onde o carro foi incendiado. Ué, o que eles falaram ao telefone?

Houve intercepção das ligações? Em nenhuma ligação eles confirmam nada? As gírias não traduzem nada.

Tipo assim: deu ruim quem mandou fugir! Perdeu… Alguma coisa eles disseram.

Presos eles negam tudo. Segundo fontes não oficiais, um deles trabalhou em uma propriedade em Kennedy antes de fazer parte do Thives Den.

Pelo jeito os criminosos conheciam muito bem Kennedy, mesmo sendo de Cachoeiro para escolherem aquele local e incendiar o veículo. Ora, um dos delegados que trabalha na investigação já disse que o crime não tem viés político.

Como assim, já concluíram o inquérito? Dias depois a imprensa toda afirmava com base em uma nota oficial da Policia Civil do Estado que latrocínio estava descartado e agora não há nenhum viés político?

Perdoe-me, mas, os celulares de todos os vereadores da cidade foram apreendidos pela polícia? O celular do suplente, os do prefeito, os dos filhos do prefeito…? Todos são suspeitos até que se prove o contrário, menos eu. Se tinha amante tem que apreender também.

Eu não tenho nenhum problema em ir à delegacia e entregar meu celular, não tenho nada que me cause constrangimento, nada.  

E os vereadores colega de bancada se manifestam, foram rezar o terço pelo amigo?

Uma coisa eu tenho certeza, ninguém tem nada para falar de Marquinhos. Quero ver quem tem coragem de falar do caráter dele. Aposto uma Hilux sem perfuração de bala que a cidade toda sabe que Marquinhos era um homem honesto. Reservado sim, como disseram os irmãos que também são.

O assassinato covarde que matou o vereador precisa ser elucidado o quanto antes.

Os bandidos presos negam tudo. Não tem nem uma prova do crime? E nas conversas grampeadas dos supostos suspeitos não tem uma frase que leve a uma ponta esta investigação?

Não entra na minha cabeça de jeito nenhum que foi latrocínio. Só Marcos tinha Hilux em Kennedy?

A coletiva para mim foi um engodo, não trouxe nada de concreto, nem um trechinho. Nem mesmo falar de quatro homicidas presos. Se fosse tão expressiva esta operação que parou Kennedy toda para ver a coletiva, os delegados de Anchieta mereciam a bancada do Jornal Nacional, prenderam 10 suspeitos de 9 assassinatos em seis meses. A Operação Estado Presente é muito bem-vinda, mas nós queremos saber por que mataram Marquinhos?

Foi fazer uma cobrança? A Polícia já ouviu o devedor? Ele era namorador, estava traindo a mulher com outra casada? Pegou dinheiro emprestado com agiota? Descobriu quem são os ladrões dos gados? Ou estava incomodando alguém na Câmara?

Queremos saber, excelências por que Marcos foi covardemente assassinado. A mãe dele não merece sentir o que está sentido, nem os filhos, nem os irmãos, nem os amigos. Nós exigimos a resposta para este crime, até porque, não há crime perfeito! Nem o assassinato Marielle foi tão difícil chegar aos assassinos e ao mandante. Marquinhos presente!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *