OPINIÃO: comportamento de manada ir à casa da mãe do governador

“O comportamento de manada se refere a uma ação coletiva, ainda que pouco racional. É como uma atitude que as pessoas adotam ao se espelharem nas outras, sem questionar a razão daquilo”

Eu quero colocar aqui a minha opinião, enquanto cidadã, enquanto proprietária do Portal Espírito Santo Notícias, enquanto editora chefe sobre as manifestações contra o governo do Estado do Espírito Santo. Em especial, em relação ao comportamento de manada daquele grupo que se deslocou até a casa da mãe do excelentíssimo senhor governador Renato Casagrande, na noite deste domingo para ofender o filho dela, o nosso govenador.

“O direito de locomoção é parte complementar do direito à liberdade individual. … A Constituição Federal também aprova no país o direito a manifestação, em seu inciso XVI do artigo 5º: “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais aberto ao público, independentemente de autorização”. Bacana o que preconiza o direito.

Eu não posso me calar diante do que fizeram neste domingo em frente à casa da mãe do governador do Espírito Santo. Foi desrespeito, foi um comportamento de gado sim, a metáfora foi exclusiva, senhores, para aquela manifestação ridícula e imperdoável.

Sim, comportamento de manada. Gado! “O conceito faz referência ao comportamento de animais que se juntam para se proteger ou fugir de um predador. Aplicado aos seres humanos, refere-se à tendência das pessoas de seguirem um grande influenciador ou mesmo um determinado grupo, sem que a decisão passe, necessariamente, por uma reflexão individual”.

Muitas manifestações pelo país afora neste domingo contra as medidas duras de enfrentamento a Covid-19. Sim, eu vi, vi também uma faixa na Grande Vitória em que os manifestantes pediam INTERVENÇÃO MILITAR. O casal que segurava a faixa sabe o que é uma intervenção militar? Ainda assim, diante da ignorância dos que seguem a manada sem questionar uma faixa, tens o direito de se manifestar. De vestir verde amarelo e gritar. Mas não tem o direito de ofender uma senhora de 88 anos a porta de sua casa!

Senhores adoradores e seguidores do ‘falido’ mito, não adianta me ligar e tentar me ofender nas minhas páginas nas redes sociais. Vocês têm o direito sim de se manifestar, mas não pode ultrapassar o direito do outro. Tem cerca!

A mãe do governador do Espírito Santo como a minha mãe e a sua mãe merecem mais respeito.  

Ligar para o meu telefone e me ofender querendo me impor o que eu devo escrever e publicar na minha rede, na rede da minha empresa, não! Até porque, senhores seguidores – gado, a água já bateu na minha bunda há tempos. Paramos a edição impressa em outubro, pelo menos 90 clientes pararam de anunciar desde o início da pandemia. E eu não deixei de pagar um mês de aluguel, um mês de contas de água, luz, telefone, contador, INSS, Simples, cartões, não comprei gasolina fiado e fiquei devendo. Ainda estou fazendo tratamento de dente.

A água já bateu na minha bunda há tempos. E, eu seria muito hipócrita se não compreendesse o grito dos artistas, dos músicos, dos comerciantes da noite, o grito dos ambulantes.

Sim, senhores, eu estou passando por um momento muito difícil também, mas não me dá o direito de ir à casa da mãe do presidente berrar xingando o filho dela. Muito menos à casa da mãe do nosso governador, que, mesmo tendo para os seguidores do presidente avaliação negativa, mostra o Estado para o mundo como transparente.

Hoje o governador vem a público dizer que 90% dos leitos de UTI’s estão lotados com doentes da Covi-19, eu não posso chamar as pessoas nas minhas redes para nenhum show, para lotar nenhum espaço, nem que me paguem a edição completa. O prefeito de Piúma gravou um vídeo neste domingo dizendo que as medidas duras valem a partir desta segunda-feira. E os senhores acham que indo a casa da mãe do prefeito xinga-lo é correto? É muito pior que o comportamento de gado, porque gado não ultrapassa cercas.  

Eu vou continuar usando a minha máscara, evitando qualquer forma de aglomeração e, evitar ao máximo sair as ruas sem ter necessidade. Vou continuar propagando não a aglomeração, não a intolerância, não ao comportamento de manada!    

Eu não posso ser irresponsável em querer que o meu negócio prospere divulgando eventos, festivais, volta as aulas imaginando UTI’s lotadas e pessoas nas filas aguardando um leito para tentar viver. E assistir mais sepultamentos de longe sem poder me despedir de amigos, parentes…

Bem, o presidente da República que os seus admiradores insistem que respeitemos, tem desrespeitado cotidianamente o povo brasileiro. Provocou inúmeras aglomerações, negou a Covi-19 diversas vezes, receitou remédio sem comprovação, tem dado péssimos exemplos o tempo todo. E ainda assim, preciso respeita-lo, porque eu não faço parte da manada!

Manifestar é seu direito, ofender não. Desculpe o gado irracional que pasta, come capim ter ofendido você comparando com alguns seguidores do… recuso-me a citar o nome!

Foto ilustrativa: https://intertvweb.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *