Obra de urbanização da orla de Piúma a todo vapor: homens e máquinas não param

Já está bem adiantado o calçadão do lado do comércio, a contenção para veículos não estacionarem na ciclovia conta com a construção de 800 blocos de concreto e demolição com assentamento de malha já se aproxima do Quiosque 30.

Vários seguidores do Jornal Espírito Santo Notícias estão entrando em contato através das redes sociais querendo mais informações sobre o andamento da obra de urbanização e revitalização da orla de Piúma.

A reportagem percorreu todo o trecho em obras, entre as ruas Alípio Paulo (antes do Restaurante D’ Angiles) e Valberto Layber – depois do Quiosque 30, onde encerra.  

Com investimento de R$17.913.338.38 do Governo do Estado do Espírito Santo e prazo de dez meses para a conclusão, a empresa responsável pela realização da obra Conservasolo Engenharia de Projetos e Consultoria Técnica Ltda está na última etapa de escavação para aplicação do calçamento e contenção.

Enquanto homens, caminhões e máquinas trabalham na demolição e regularização com assentamento de malha e concreto polido no trecho que abrange a Choperia Nova Estrela (Praça Dona Carmem) ao antigo Bar do Jonas (Quiosque do Joabe) ininterruptamente, para entregar em dezembro a obra concluída, do lado oposto, já se aproximando do Parque mais homens trabalham na execução da contenção – construção de 800 blocos de concreto para impedir estacionamentos de veículos e do lado contrário, onde ficam os comércios, as calçadas já estão sendo feitas.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente de Piúma, Sofia Nogueira, a obra de revitalização da Orla Central prevê o plantio de mais de 890 espécies de árvores nativas de Mata Atlântica nos canteiros ao longo de todo o trecho revitalizado. A empresa já está preparando o canteiro para o plantio das árvores, entre o calçadão e a ciclovia, local onde serão colocados os postes com iluminação.

O replantio de restinga também está contemplado nessa obra de revitalização, e será executado pelas empresas vencedoras de cada trecho.

“No momento está sendo executada a obra de revitalização do trecho 02, que é o trecho central, e a empresa responsável já está com o cronograma de plantio previsto”.

Em relação às árvores (castanheiras) e coqueiros que estão na Praia do Corujão, o engenheiro empreiteira Conservasolore Nério Lucas frisou que aguarda o levantamento topográfico para verificar se há necessidade de retirá-las, ou não. “No momento serão retirados somente aqueles que estejam interferindo negativamente na obra”, disse Sofia.

Engordamento da praia

O Diário Oficial do Estado do Espírito Santo publicou a homologação do edital para a execução das obras de contenção da erosão e restauração da Praia Central de Piúma, no final do mês de março. Esta iniciativa, liderada pelo Governo do Estado, através do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), representa um marco crucial na preservação e revitalização deste importante patrimônio natural de Piúma.

O edital, que prevê a contratação de uma empresa ou consórcio especializado para a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia, além da execução das obras, recebeu propostas de diversas empresas. A vencedora foi o consórcio formado pelas renomadas DTA Engenharia Ltda. e Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental Ltda.

O valor máximo estipulado para o projeto é de R$ 65.330.329,30. Este investimento substancial demonstra o compromisso do Estado em resolver os desafios enfrentados pela Praia de Piúma, que há anos sofre com a erosão costeira, comprometendo não apenas a infraestrutura local, mas também a qualidade de vida dos moradores e o turismo na região.

Conforme o contrato, nesse ano de 2024 serão realizadas as etapas de: estudos ambientais, levantamentos de campo, projeto básico e executivo de engenharia. Em 2025, iniciam-se as obras.

Haverá geração de emprego na cidade

O trabalho requer a utilização de mão de obra direta e indireta especializada em atividades específicas como a dragagem e o recalque do material para a praia, requerendo, também, a utilização de mão de obra para as obras civis, como: terraplenagem e construção dos guias-correntes.

Duas fases

Na fase de projetos trabalhará uma equipe de 34 profissionais de diversas especialidades (Engenheiros civis, Oceanógrafos, Engenheiros ambientais, Geologos, Biólogos, projetistas e desenhistas)

Obras

Na fase de obras uma equipe de 104 profissionais será alocada no pico (Equipe de Gestão, Encarregados, Tripulantes das embarcações, Operadores de máquinas de terraplenagem, técnicos em batimetria, topógrafos, oficiais e ajudantes).

Futuro promissor

Com essa homologação, a comunidade de Piúma e os frequentadores da praia podem vislumbrar um futuro mais promissor, com a revitalização da orla marítima e a implementação de medidas eficazes de proteção ambiental. Essas obras não apenas visam restaurar a beleza natural da praia, mas também garantir sua sustentabilidade a longo prazo, protegendo-a dos efeitos prejudiciais da erosão e promovendo o desenvolvimento econômico e social da região.

“A execução dessas obras representa um passo importante na preservação do nosso patrimônio ambiental e na promoção do bem-estar da comunidade piumense. Esperamos que a Praia Central de Piúma possa recuperar sua beleza e atratividade, tornando-se novamente um destino turístico de destaque no estado”, disse o prefeito Paulo Cola.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *