No Dia de Proteção às Florestas, BRK Ambiental destaca como o desmatamento pode afetar rios e córregos

Em parceria com a Flona de Pacotuba, concessionária reforça a preservação dos mananciais, apoiando um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas para atender à demanda regional

Neste sábado, dia 17 de julho, é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, data que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade da preservação das matas; lar de inúmeras espécies de animais e plantas, e responsável pela qualidade de vida humana. O desmatamento e a degradação do meio ambiente não refletem negativamente só nas questões ambientais, provocam também danos sociais e econômicos. 

Em vista disso, a BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, é parceira da Floresta Nacional de Pacotuba (Flona) no Programa Sementes de Pacotuba, que mantém um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas visando à recuperação de áreas degradadas e o abastecimento de áreas de recargas para aquíferos na Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim. O programa produz sementes e mudas, realiza plantios e tratos culturais, além de promover a educação ambiental. 

Tendo o Rio Itapemirim como um dos seus principais símbolos, Cachoeiro de Itapemirim guarda com este manancial e seus córregos uma relação de conexão e identidade, estando a sua proteção dentre os principais objetivos da concessionária. Atualmente despoluído, o Rio Itapemirim deixou de receber mais de 21 milhões de litros de esgoto sem tratamento por dia após investimentos no sistema de esgotamento sanitário do município. 

“Hoje esses esforços também estão voltados para os córregos da cidade e seus distritos e, por meio do Programa Sementes de Pacotuba, buscamos reforçar a preservação desses mananciais, apoiando a manutenção de um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas para atender à demanda regional, junto a Flona de Pacotuba”, afirma o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro, Bruno Ravaglia.  

Segundo o diretor, por meio do Programa Sementes de Pacotuba, realizado desde 2015, foram identificadas e marcadas 1.000 árvores matrizes de diversas espécies. E as filhas dessas matrizes já estão sendo conduzidas para as áreas de plantio. Bruno Ravaglia destaca que a concessionária também desenvolve ações voltadas para a proteção de nascentes em Cachoeiro de Itapemirim, com instituições parceiras que promovem iniciativas de recuperação e reflorestamento. 

Além da identificação e marcação de espécies nativas, a parceria da BRK Ambiental com a Flona de Pacotuba também promove cursos de capacitação e formação de equipe para marcação de matrizes florestais; criação e atualização de banco de dados com as principais informações sobre as matrizes marcadas e mapas com localização das matrizes, incluindo mapas por espécie.  

“A proteção das florestas, das matas nativas e ciliares estão diretamente relacionadas aos serviços de água e esgoto, que buscam não só a saúde e a qualidade de vida da população, como também a proteção do meio ambiente. O Dia de Proteção às Florestas é uma data que sempre lembramos, por reforçar a importância de sermos mais ativos em ações que promovam um futuro mais sustentável, com o uso consciente, inteligente e a proteção dos recursos naturais”, finaliza o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro, Bruno Ravaglia.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *