Na sede, Amanda fala para uma multidão na última audiência

audiência na sede 17audiência na sede 16audiência na sede 15audiência na sede 14audiência na sede 13audiência na sede 11audiência na sede 10audiência na sede 9audiência na sede 7audiência na sede 7audiência na sede 6audiência na sede 5audiência na sede 4audiência na sede 2audiência na sede 1audiência na sede 3

Gromogol, São Paulinho, Santa Lúcia, Mineirinho, Marobá, São Bento, Bela Vista, Campinas, Santo Eduardo, Campo Novo, Jaqueira, Boa Esperança, Cacibinha, Leonel, Cancelas, Areinha, São Salvador e Sede, essas foram as comunidades que receberam a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta e seus secretários para realização das 18 Audiências Públicas, que definirão a elaboração do Orçamento Participativo.

O evento, realizado desde 2013, é promovido para que os moradores apontem suas necessidades por obras e serviços para as suas comunidades, para que a viabilidade de incluí-las na Lei Orçamentária Anual 2017 possa ser iniciada.

Esse ano, várias obras apontadas nas audiências anteriores foram entregues pelo Executivo Municipal, entra eles a pavimentação de 100% das ruas de Santo Eduardo e Campo Novo. A pavimentação de São Paulinho e Areinha estão sendo concluída, e a da área urbana de São Salvador estão em andamento. Serão iniciadas a revitalização da
iluminação pública de Santo Eduardo e São Paulo.

O asfaltamento da Sede x Monte Belo x Fazenda Alegria, e do trecho que liga Sede x Fazenda Santa Madalena x Mineirinho (cerca de 7 km) já foi iniciado. Estão sendo preparadas para o asfaltamento também as estradas Leonel x
Alegria, e Cancelas x Leonel a ES 162 ( 6,3 Km).

Os projetos para o asfaltamento dos trechos entre Cerude x Santa Maria x São Bento, também já estão sendo elaborados. No total, serão asfaltados 163 Km ao longo de todo o município.

Outras obras solicitadas no Orçamento Participativo estão sendo licitadas: a pavimentação de Marobá, Boa Esperança e Santa Lúcia, além da etapa da galeria do Córrego Batalha. “Escolhemos investir na gestão democrática, participativa, através dessas audiências, porque atendemos à prioridade apontada pela maioria dos moradores”, destaca a Prefeita Amanda Quinta Rangel.

Sede – a última

Depois de visitar todo interior, a prefeita fechou no último dia 30, na Praça Manoel Fricks Jordão, a última audiência, na sede do município. Ela agradeceu a participação de toda sociedade em cada encontro, mostrou detalhadamente através de um extenso slide em PowerPoint as ações da gestão. Iniciou fazendo uma demonstração de como encontrou o município após um processo de intervenção.

Amanda ouviu os anseios da população de Presidente Kennedy nas audiências realizadas em 2013, recuperou a credibilidade da cidade junto às instituições sendo inclusive parabenizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, TCES. Retirou Kennedy nas manchetes policiais, elaborou os projetos e colocou em prática.

As audiências públicas foram realizadas para que a população das comunidades pudesse apontar quais serviços eles queriam, quais obras necessitam, além de ter ouvido cada morador individual que desejou falar com ela.

Destaca-se que em todas as audiências, mesmo com frio, ou chovendo a população compareceu e participou. Na sede o espaço ficou pequeno e tudo que se ouvia eram elogios, uma vez que, não se vê esse trabalho sendo realizado em nenhum município do Estado. “Nós visitamos o município todo, casa por casa, identificamos as necessidades para que possamos fazer um planejamento participativo. É interessante ouvir a população, ver o que ela precisa e transformar em um planejamento de atividades. Nós gestores precisamos organizar o planejamento e trabalhar com transparência. Particularmente eu nunca vi em Kennedy uma ação tão bonita. Na conjuntura que vivemos, Kennedy tem algo a mais para oferecer aos nossos munícipes. Na verdade, o diagnóstico que fizemos nas audiências públicas pode perceber que o município vai bem”, ressaltou o secretário de Saúde, Valdiney Costalonga.

O chefe cerimonialista, Márcio Ceccon foi a voz oficial de todas as audiências, não deixou a peteca cair em nenhum instante. Marcinho que cresceu em Kennedy, chegou aos 4. tal sem jamais ter testemunhado na história da cidade momentos como o que viveu. “A gente faz, pode estar gripado, com dor de cabeça, dor de dente. A presença das pessoas alimenta nossa alma. A maior força mesmo são as presenças das pessoas. Mesmo que estivesse rouco, eu correria atrás de um recurso, não podemos decepcionar aquelas pessoas. A gente não consegue se entender de 2013 para cá, é um crescimento muito grande, a gente passa a fazer parte da população. Eu nunca vi isso, é algo diferente. Antes as pessoas esperavam o prefeito subir no palco para falar, ponto. Hoje as pessoas falam, eu quero isso, isso não tem preço”, emocionou-se.

Para Elber Gomes, Kennedy dá uma lição aos outros municípios com uma gestão transparente. “Primeiro a gente tem que parabenizar pela iniciativa, porque não é qualquer gestor público que quer ir para a rua, para cada comunidade, observar a necessidade e não só observar, mas, dizer o que será feito na próxima gestão. É prova e uma política pública, jovem moderna e que realmente nós precisamos, uma gestão participativa. O objetivo foi atingido. Visitamos 90% das comunidades e as 10% que não foram atingidas foram incluídas nas comunidades maiores. É uma iniciativa louvável. A prefeita mostrou o que foi feito, desde o início, diferentemente de outros políticos que promete”, disse Elber Gomes Almeida, secretário de Segurança Pública.

Reportagem completa na edição impressa dessa semana.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *