Moradores da Rua Icarahy em Anchieta imploram a Prefeitura de Anchieta calçamento de um pedaço e iluminação

Os moradores estão cansados de pedir, criaram um grupo no WhatsApp, e estão sendo ouvidos pela Prefeitura

Está completando um ano neste mês de dezembro que a Prefeitura de Anchieta prometeu comprar postes e iluminar o final da rua Icarahy, no bairro Planalto. A promessa ficou esquecida e as famílias que residem no local estão revoltadas com o descaso. Nesta terça-feira, 29, uma senhora acabou escorregando na lama e caindo.

Um trecho da mesma rua que ficou sem calçamento e sem iluminação, deixa 12 famílias a mercê da escuridão, da insegurança e dos perigos, sem contar a dificuldade de trafegarem com as crianças para escola e chegar em casa do trabalho a noite. Para piorar a situação dos moradores tem aparecido muitas cobras no local, por está cheio de mato e a beira da lagoa. Eles estão no limite.

Os problemas da Rua são mostrados pelos moradores – fotos e videos enviados pelos moradores

Sem saber a quem recorrer criaram um grupo no WhatsApp e adicionaram o secretário de Infraestrutura, Leonardo Abrantes, para se comunicarem e solicitarem a Prefeitura que resolva a situação.

A autônoma Renata Rodrigues do Nascimento Felipe, 39 anos, entrou em contato com o jornal já algumas vezes pedindo interferência para alcançarem o prefeito com o grito de desespero.

“Estamos precisando de uma ajuda de vocês porque nossa rua tem iluminação até um certo pedaço, e onde não tem, existem 12 casas com crianças e idosos e a noite é um breu, muito escuro para sair, precisamos usar a lanterna do celular, e no nosso quintal ligar lâmpadas”, reclamou a autônoma Renata Rodrigues.

As últimas chuvas que caíram, domingo 28 e nesta terça 30, deixaram a rua mais escorregadia ainda, ontem uma mulher acabou caindo. “O secretario ficou de passar uma máquina lá e jogar um cascalho e nada”.

Renata disse que não procede a informação do secretário quando ele diz que fez licitação para comprar postes e iluminar o trecho da rua que ficou sem o serviço. “Nós falamos com ele, se foi feita a licitação para compra do poste para iluminação da rua, por que não manda os protocolos para constatarmos, porque falar de boca é fácil, ele está prometendo para nós a solução do problema há muito tempo. Tem um ano que fez uma reunião com os moradores e disse que até um parquinho iria fazer para nós a beira da lagoa, se nem poste e nem um pedaço da rua eles calçaram, imagine um parquinho para as crianças? Precisamos de luz, lá é um breu a noite, quando você chega não enxerga nada, só se ligar a lanterna, ainda vem o problema da lama, é só barro, a gente escorrega e cai, as crianças precisam ir para à escola. A gente tem que trabalhar, algumas pessoas vão a igreja a noite, além da escuridão a noite”.

Renata comentou que o pedaço da rua escuro tem aparecido muitas cobras, “a noite quando precisamos sair cobra já atacou, por ser beira de lagoa, tem muito mato, elas ficam escondidas. O secretário fez reuniões com as famílias e disse que ia concluir o calçamento, mas não termina e nós estamos passando por muitas dificuldades com estas chuvas”.

O que diz a prefeitura de Anchieta

Há cerca de um mês a Reportagem entrou em contato com o secretário de Infraestrutura, Leonardo Abrantes e questionou sobre a reclamação dos moradores e a revolta.

Quanto ao calçamento da Rua, Leonardo disse que mais de 90% do bairro foi feito calçamento e os trechos pendentes deste bairro está no planejamento estratégico da gestão para realizar.

Em relação a extensão rede elétrica solicitado a EDP, a Prefeitura vai arcar com custos do projeto/instalação. “Não tenho ainda prazo definido pela concessionária para execução”.

Segundo o secretário as obras de drenagem e pavimentação em 10 ruas do bairro Planalto, na sede de Anchieta, foram finalizadas. O calçamento deixou o bairro mais bonito e acessível para os moradores que num passado recente enfrentavam problemas com lama e poeira.

Foram contempladas as ruas Icarahy, Namorados, Badejos, dos Marlins, Tainhas, Charel, Matupiris, Baiacus, Delfins e Rua Projetada. A obra contempla aproximadamente 4 km de serviços, incluindo drenagem e pavimentação das vias.

Pois bem, as obras foram finalizadas e um pedaço da Rua Icarahy ficou sem calçar e sem e iluminação, por isso os moradores entraram em contato com o jornal pedindo para registrar o fato.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *