MEDO: chefe de Gabinete de Iconha é vacinado contra a Covid-19 hoje, depois do jornal avisar ao secretário de Saúde

Fobia de agulha faz chefe de gabinete de Iconha ser vacinado contra a Covid-19 só depois que o Jornal ligou para o secretário de Saúde informando que faria uma matéria sobre o caso, caso ele não fosse se imunizar

O chefe de gabinete da Prefeitura de Iconha, Rocleison Costa tem mais medo de agulha do que vir contrair a Covid-19 e morrer, caso pegasse o novo Coronavírus. Ele foi vacinado na manhã desta sexta-feira, 12, após o jornal ligar para o secretário de Saúde, Fernando Volponi avisando que Rocleison estava sem tomar a vacina por medo de agulha. Perguntou ainda a jornalista ao secretário, quais medidas seriam tomadas contra o servidor caso ele se omitisse ser vacinado, uma vez que, além de colocar a vida dele em risco, a de todos os servidores, inclusive, a do prefeito Gedson Paulino que trabalha junto com o chefe de Gabinete, além da população que busca atendimento na Prefeitura.

Rocleison sofre de Aicmofobia – medo inconsciente de agulhas e objetos muito pontiagudos

O secretário de Saúde Fernando Volponi informou ao jornal que não sabia que o chefe de gabinete não havia sido vacinado até o momento e que estaria imediatamente ligando para ele e ordenando que fosse logo pela manhã ao posto de Saúde tomar a vacina.

Rocleison enfim foi até a Unidade de Saúde Dorival Garcia Mattos e recebeu a 1ª dose da Pfizer se comprometendo voltar para tomar a segunda dose daqui a 56 dias. O jornal vai ficar de olho!

“Para muitas pessoas, pode parecer frescura, mas a fobia de agulha conhecida tecnicamente como aicmofobia gera medo. Ninguém em sã consciência estaria contra um imunizante que salva vidas. Muitos medos podem parecer banais e sem valor. Mas, para algumas pessoas, os medos ganham status de sofrimento e se caracterizam como fobias.

O Jornal Estado de Minas publicou em junho deste ano artigo tratando desse tema e dando dicas de como lidar com esse medo.

Alguns críticos vão fazer ilações e não levarão em consideração qualquer que seja a justificativa, enfim, estou vacinado e vamos em frente”, declarou Rocleison.

Aimofobia

Rocleison não é o único a ter medo de agulhas e chegar a correr risco de contrair uma doença por conta da fobia.  No mês de outubro 300 pessoas no ES declararam a Secretaria de Estado da Saúde – Sesa que sofrem da Aicmofobia – medo inconsciente de agulhas e objetos muito pontiagudos. E, por conta desta fobia, a Sesa anunciou no mês de outubro que estava fazendo um censo para identificar e localizar capixabas que sofrem do medo de agulhas. O medo é tão grande que elas não haviam sido vacinadas contra a Covid-19 no ES. Estas pessoas que tem pavor de agulhas e sofrem a aicmofobia podem receber apoio psicológico e até sedação na hora da aplicação do imunizante.

O medo destes objetos é considerado muito comum, cerca de 30% dos jovens-adultos tem algum nível do transtorno. E Rocleison é uma destas pessoas.

A Sesa disponibilizou o cadastro que deveria ter sido feito na Plataforma Vacina Confia, que fornece dados relacionados à pandemia da Covid-19 nos municípios capixabas. As informações servirão como base para que o Estado defina as ações para alcançar este público.

Até o dia final do mês de outubro 300 pessoas já haviam confeccionado a autodeclaração disponível na ferramenta.

Vacinadas em Iconha

Em Iconha 10.539 pessoas foram imunizadas contra a Covid-19, sendo 8.694 com a segunda dose, 561 pessoas que receberam dose únicas, , 1919 pessoas acima de 60 anos tomaram a terceira dose, 33 pessoas imunossuprimidas que receberam a terceira dose, 664 pessoas que excederam o prazo para receber a segunda dose, 21.746 doses aplicadas pelas salas de vacina e nesta sexta-feira, 12, 104 pessoas foram tomar vacinas, entre elas o chefe de gabinete, Rocleison Costa.  

A coordenação da vacinação em Iconha assegurou que os outros funcionários estão em dia com a vacina contra a Covid-19.   

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *