Médica capixaba lança livro em quadrinhos sobre prevenção ao câncer de mama

A médica homeopata e acupunturista Ana Rita Novaes irá apresentar a obra ao público no próximo sábado, 16 de dezembro, em evento na Barra do Jucu.

A médica homeopata e acupunturista Ana Rita Novaes encontrou uma forma lúdica de abordar o tema da saúde integral e a prevenção e o tratamento do câncer de mama: a profissional produziu um livro em formato de quadrinhos, intitulado “Conversando sobre a Acupuntura – A vida de Maria: um olhar feminino sobre os tratamentos integrais do câncer de mama”, com o objetivo de tornar acessível ao público informações sobre este tipo de câncer e outras formas de tratamentos complementares.
Com ilustrações de Thiago Fagner dos Santos Sousa, o livro terá lançamento no próximo sábado (16), das 16h às 19h, na Pousada Nossa Toca Barra do Jucu, em Vila Velha. Durante o evento, a autora, que concilia a medicina com a carreira musical, vai apresentar canções de MPB, samba e bossa nova, acompanhada por músicos convidados. A programação inclui roda de conversa sobre o tema do livro e vivência sobre autocuidado com a educadora e psicóloga Clara Novaes, mestre em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio 2023 a 2025 estimam a incidência de 74 mil novos casos por ano de câncer de mama no Brasil, com um número cada vez maior de mulheres mais jovens.

A dra. também é cantora- Fotos/ divulgação

Doutorado

Atenta às estatísticas, Ana Rita Novaes produziu o livro como resultado da sua pesquisa de doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no qual contou com a orientação das professoras universitárias Maria Helena Costa Amorim e Eliana Zandonade . O estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES/CNPq/MS-Decit/SESA nº 10/2013 – PPSUS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq).
Durante a pesquisa, a médica também produziu o documentário “Reinventando a vida”, com direção de Romulo Musiello. O vídeo reúne, de forma poética e musical, relatos de mulheres que enfrentaram o câncer de mama.
No livro, a médica busca inspiração na realidade para narrar uma história de ficção. “A obra conta a estória de uma mulher de nosso tempo, que se descobre com um nódulo suspeito na mama, e toda a sua saga para o diagnóstico e tratamento”, afirma a autora. “Discutimos questões do feminino, como sexualidade, amor, vida, e os enfrentamentos necessários para conseguir se cuidar”, acrescenta.

Acupuntura

Ao longo da narrativa, a autora destaca os benefícios da acupuntura, tratamento milenar da medicina tradicional chinesa, baseado na utilização de agulhas metálicas em pontos específicos do corpo para estimular mecanismos naturais de regulação e de cura do organismo. “A acupuntura possui inúmeros benefícios na oncologia, especialmente no controle de sintomas do câncer e dos efeitos adversos do tratamento oncológico, quando é utilizada de forma integrada e complementar. As pesquisas revelam resultados promissores nessa área”, detalha.
Em sua pesquisa de doutorado, a autora identificou que o tratamento com acupuntura provocou redução dos quadros de estresse e ansiedade em mulheres com câncer de mama.

Beneficente

Antes do lançamento deste sábado, Ana Rita Novaes apresentou o livro no Hospital Santa Rita, em Vitória, com a presença de mulheres em tratamento do câncer de mama, e no Congresso Brasileiro de Homeopatia, em São Paulo. A proposta é sempre filantrópica. Os livros serão doados no evento.
“Será um evento de arte integrada, fraterno, acolhedor, voltado para a saúde integral e sistêmica, literatura e música. Leve seu instrumento e participe conosco”, convida a autora.

  • LANÇAMENTO:

Livro “Conversando sobre a Acupuntura – A vida de Maria: um olhar feminino sobre os tratamentos integrais do câncer de mama”
Autora: Ana Rita Novaes
Ilustrações: Thiago Fagner do Santos Sousa
Data: 16 de dezembro (sábado)
Horário: das 16h às 19h
Local: Pousada Nossa Toca Barra do Jucu – Rua Domingos Ribeiro Pinto, 06, Barra do Jucu, Vila Velha
Número de páginas: 48
Edição da Autora

  • PROGRAMAÇÃO:
  • Roda de Conversa com Ana Rita Vieira Novaes: médica de

 família, homeopata e acupunturista e cantora. Doutora em Saúde
Coletiva.

  • Vivência sobre Autocuidado com Clara Novaes: educadora, bióloga e psicóloga. Pós-graduada em Gestalt- terapia. Mestre em Antropologia.
  • Roda musical com Ana Rita Novaes e músicos convidados. Repertório: MPB, samba e bossa nova
  • Lanche compartilhado
  • SAIBA MAIS SOBRE ANA RITA NOVAES:

Médica com especialização em pediatria, homeopatia, medicina de família e acupuntura, Ana Rita Novaes fez mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e vive com intensidade as vertentes da música e da medicina: “Hoje entendo que a arte tem uma capacidade curativa inimaginável, tanto como forma de expressão para quem a produz como para quem interage com ela, numa compreensão ampliada da vida”, afirma. “Inclusive, tenho um poema chamado ‘A Arte Salva’, que expressa essa percepção”, finaliza.
No início dos anos 80, ela foi aprovada no vestibular de música, na antiga Escola de Música do Espírito Santo (atualmente Fames), onde permaneceu por um ano. Naquela época conquistou o primeiro lugar no Festival de Música de Alegre, como a canção “Navio pirata”, com uma banda composta por universitários.
Ao graduar-se em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), seguiu carreira na área da saúde, trabalhando na Secretaria de Estado da Saúde (SESA), onde se engajou na inserção da homeopatia e da acupuntura no SUS. Criou o Centro de Referência em Homeopatia do governo do Estado e ocupou o cargo de coordenação estadual na SESA e na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória.
No ano 2000, voltou a tocar violão e a cantar nas rodas de samba. Em 2018 passou a frequentar o Clube da Música, no Spírito Jazz, em Vitória, o que a estimulou a voltar a estudar canto popular e violão. Em 2019 retornou aos palcos a convite do 244 Club, em Vitória, apresentando-se em seguida no restaurante A Oca, Bendito Bistrô e Raiz do Canto, sempre acompanhada por músicos de excelência como Fábio Calazans, Roger Bezerra, Alexandre Mattos, Paulo Sodré  e Sérgio Rouver. < /span>
Em 2020, durante a pandemia, elaborou o projeto voluntário poético-musical “Colorindo o Cuidado”, voltado para a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) com o objetivo de homenagear profissionais da saúde e artistas capixabas.


Autoral

Em 2022, Ana Rita fez um show com canções de Chico Buarque, bossa nova, jazz, samba e MPB, apresentado em duas edições, no 244 Club. Nessa mesma época, valorizou o lado autoral compondo com vários parceiros. No momento ela dedica-se à gravação de um álbum com as canções “Amazônia”, “Aonde você foi?”, “Eterna Noite” e o blues “Resistir”, em parceria com Paulo Sodré; “Beija Flor”, com Alexandre Mattos; e “Bem querer” e “Valeu”, com Danilo Martins.

  • SIGA ANA RITA NOVAES:

Instagram: @anaritavnovaes
Facebook: www.facebook.com/anarnovaes
YouTube: www.youtube.com/@anaritavieiradenovaes9352

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *