Médica alerta: pessoas com câncer devem evitar encontros presenciais no Dia das Mães

O Dia das Mães será comemorado neste próximo domingo (9), em plena pandemia do novo coronavírus, que já dura um ano. E justamente por ser um momento ainda delicado que os encontros presenciais com os filhos devem ser evitados. Principalmente se na família houver alguma pessoa que esteja em tratamento de câncer.

“Os encontros de pessoas que não vivem na mesma casa ainda não devem ser presenciais. Experiências em datas passadas já nos mostraram que os casos disparam após os feriados, onde as aglomerações tendem a ser maiores. Os encontros devem continuar virtualmente”, explica a médica radioterapeuta Lorraine Juri, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV).

No caso de pessoas que já convivem na mesma residência, não haverá problema de estarem juntas fisicamente no Dias das Mães. 

“As medidas de proteção contra o vírus dentro de casa devem ser respeitadas mesmo por quem vive junto com a mãe”, destaca a médica.

Mãe vacinada

Mas e se a mãe já tiver sido vacinada contra a Covid-19? Não seria possível encontrá-la pessoalmente?

“Mesmo com mães já vacinadas, o cuidado deve permanecer. Nenhum imunizante é 100% eficaz, logo, mesmo as vacinadas podem se contaminar e transmitir o coronavírus para outras pessoas. Portanto devem seguir as regras de distanciamento social”, afirma Lorraine Juri.

De acordo com ela, todo cuidado é necessário porque pessoas com câncer são classificadas no grupo de risco da Covid-19, uma vez que o tratamento oncológico, em geral, afeta o sistema imunológico. Medidas como uso de máscaras, lavar bem as mãos, usar álcool em gel e fazer o distanciamento social são recomendadas.

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV tem convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *