LITERALTA abre espaço para discussão sobre cultura negra no ambiente escolar

A Festa literária internacional de Vargem Alta irá apresentar na mesa de debate o tema “Educação Emancipadora”, trazendo à tona questões sobre a cultura, tradição e história negra dentro do contexto educacional. A conferência acontece na sexta-feira (19), as 20 horas, ao vivo no site do evento do youtube.

A mesa é direcionada à discussão do papel da escola em trazer o debate de questões voltadas para a cultura e história africana e afrobrasileira, de forma positiva e menos preconceituosa de maneira a protagonizar personalidades negras que possam ser referencias para os alunos nas esferas literárias e sociais. Essa abordagem traz o foco para as escolas como espaço capaz de se revelar um importante local social onde sua prática   podem ser menos etnocentristas e hegemônicas, contribuindo para uma formação mais descolonizada e plural em que as representações negativas sobre o negro não devem ser difundidas.

Para a discussão terá a participação de Arilson Ventura, quilombola e coordenador nacional da CONAQ (Coordenação Estadual e Nacional de Quilombolas), que será o mediador. O convidado César Huapaya, professor do Centro de Artes da UFES, doutor e pós-doutor em Estética e Tecnologia da Criação Artística, com especialização em Teatro/Etnocenologia/Performance pela UNIVERSIDADE PARIS 8, Vincennes Saint-Denis, na França. E Osvaldo de Oliveira, mestre e doutor em Antropologia Social e professor no Departamento e no Mestrado de Ciências Sociais da UFES.

O evento que acontecerá pela internet por causa da pandemia poderá ser acessado gratuitamente pelo site www.literalta.com.

LITERALTA

A 1ª LITERALTA é uma realização do Coletivo Campo Aberto e da empresa PAISAGEM e foi contemplado no Edital do Inciso III – Artes Integradas promovido pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo através de recursos da Lei Aldir Blanc, via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço:

LITERALTA – Festa Literária Internacional de Vargem Alta

Dias: 16 a 21 de fevereiro de 2021

Evento: Online

Site: www.literalta.com

Público-alvo: escritores, educadores e interessados em geral.

Inscrições Abertas e Gratuitas

Redes Sociais

www.instagram.com/festa.literalta

www.twitter.com/literalta

www.facebook.com/literalta

https://www.youtube.com/channel/UC4WLLQjRfYyQjpb9oU0norA

Biografia dos participantes da mesa de debate

Osvaldo de Oliveira

Mestre e doutor em Antropologia Social e professor no Departamento e no Mestrado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Desde 1997 desenvolve pesquisas em comunidades dos quilombos e com agrupamentos de culturas afro-brasileiras no estado Espírito Santo.

Cesar Huapaya

Fundador do Grupo de Teatro Experimental Capixaba em 1977, encenador performer de teatro, cinema e música. Bacharel em Artes Cênicas pela UNI-RIO; Pós-Graduado em Teoria e Prática do Teatro, pela UFRJ; Mestre em Teatro pela UNIVERSIDADE PARIS 8, Doutor e pós-Doutor em Estética e Tecnologia da Criação Artística, com especialização em Teatro/Etnocenologia/Performance pela UNIVERSIDADE PARIS 8, Vincennes Saint-Denis, na França e no IRIS na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS). É professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo, do Centro de Artes, onde leciona as disciplinas Artes da Performance, Antropologia do teatro, Interpretação e direção (teatro e cinema). Foi aluno e trabalhou sob a orientação de Jean-Marie Pradier (Paris 8), Jean Bazin (EHESS), Jerzy Grotowski (Collège de France), Eugenio Barba, Jacques Derrida, Pierre Bourdieu (EHESS), Bernard Müller (IRIS, Paris) e Gerd Bornheim (UFRJ). Professor convidado e membro do grupo (IRIS)de Antropologia do teatro da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS) e do Laboratório de Etnocenologia da Universidade Paris 8. Coordenador do Núcleo de Performance e Antropologia do Teatro do CNPq do Centro de Artes da UFES. Vitória. ES. Brasil.

Arilson Ventura

Quilombola de Monte Alegre – Cachoeiro de Itapemirim. Coordenador Executivo da Coordenação Estadual Quilombola do ES. Coordenador Nacional da CONAQ – Coordenação Nacional de Quilombolas. Conselheiro Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Cachoeiro de Itapemirim. Conselheiro Estadual de Promoção de Igualdade Racial do Espírito Santo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *