Leucemia Mieloide Aguda (LMA): sintomas e tratamentos

A doença que Fabiana Justus, filha de Roberto Justus, enfrenta tem ganhado notoriedade após a influencer ser diagnosticada

No cenário de uma batalha pessoal contra a Leucemia Mieloide Aguda (LMA), a filha do empresário e apresentador Roberto Justus, Fabiana Justus, tornou-se protagonista de uma jornada que destaca a urgência da conscientização sobre o câncer.

Lara Louzada durante o tratamento e curada.

O diagnóstico da influencer, que tem ganhado notoriedade, ocorre em um momento crucial, às vésperas do Dia Mundial do Câncer, data instituída pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) em 2005, com o propósito de disseminar informações vitais sobre a doença e promover a sua prevenção.

O Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, não apenas marca uma oportunidade para refletir sobre os avanços no tratamento oncológico, mas também serve como um alerta global para a importância da detecção precoce e da adoção de medidas preventivas.

A médica hematologista da Unimed Sul Capixaba Mariana Bonfim explica que a Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é um tipo de câncer do sangue onde há uma multiplicação exagerada e desordenada das células da medula óssea.

“As células-tronco mieloides sofrem algumas mutações genéticas. Nesse processo são formados os blastos, células que não conseguem amadurecer, que se multiplicam rapidamente, o que atrapalha o desenvolvimento das células saudáveis. Ou seja, a medula fica cheia de células doentes”.

Segundo a médica os desafios relacionados ao diagnóstico da LMA estão relacionados ao acesso ao especialista, no caso ao hematologista, e aos exames necessários para a confirmação. “Muitos pacientes nunca ouviram falar nessa patologia e isso acaba gerando muitas dúvidas”, ressalta.

Como se trata de uma doença agressiva, o tratamento também é agressivo. “Os principais tratamentos disponíveis dependem da idade do paciente e fatores de risco citogenético e molecular. O médico irá definir a melhor abordagem de acordo com a categoria de risco”, relata Mariana.

O tratamento é feito com quimioterapia, seu objetivo é eliminar as células leucêmicas ou interromper a formação de novas células doentes. “Posteriormente poderá ser indicado, ou não, o transplante de medula óssea”, conclui.

A Unimed Sul Capixaba, conta com a Unimed Oncologia, referência no atendimento e tratamento de câncer na região Sul do Espírito Santo O serviço destaca-se por sua participação no projeto OncoRede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), fortalecendo a rede de apoio e assistência aos pacientes.

“O projeto é importante para acelerar e unificar as fases de investigação, diagnóstico e tratamento da LMA, visando maior agilidade nos resultados e início do tratamento, para que não haja prejuízo ao paciente, uma vez que sabemos que quanto mais rápido iniciarmos o tratamento melhor”, constata a hematologista.

Lara Louzada, 30 anos, concluiu o tratamento para Leucemia Mieloide Aguda sob os cuidados da equipe médica da Unimed Sul Capixaba e continua sendo acompanhada. Diagnosticada aos 27 anos, prestes a se formar em medicina, Lara percebeu a presença de vários hematomas pelo corpo, levando-a a realizar uma série de exames que revelaram taxas preocupantemente baixas.

No mesmo dia do diagnóstico, foi internada e iniciou imediatamente o tratamento, incluindo sessões de quimioterapia. “Todos os meus planos foram paralisados, e eu segui todas as orientações médicas na esperança de ser curada. Eu não questionava nada, apenas confiava que daria certo”, conta.

Hoje, um ano após concluir o tratamento, Lara celebra não apenas sua recuperação, mas também sua formatura em medicina e a alegria de estar grávida de seis meses. Além disso, ela fundou um grupo de apoio destinado a outras mulheres enfrentando a LMA. “Meu maior medo era não ter minha vida de volta, e hoje posso afirmar que minha vida é muito melhor. Sinto-me mais forte, sei que posso enfrentar qualquer desafio. Descobri uma força que desconhecia. Agora estou grávida e muito feliz”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *