Leonardo da Vinci é homenageado na primeira exposição coletiva do Espaço de Arte Celga

“Conversas com Leonardo” vai reunir 60 obras de 33 artistas renomados, em homenagem aos 500 anos de morte do mestre renascentista. Vernissage será no dia 15 de agosto

O mundo inteiro está celebrando os 500 anos de morte do gênio Leonardo da Vinci. No Espírito Santo, o Espaço de Arte Celga, localizado no Shopping Vila Velha, sai na frente nas comemorações com a sua primeira exposição coletiva, Conversas com Leonardo, que estará aberta para visitação gratuita entre os dias 16 de agosto e 20 de setembro. A mostra vai reunir 60 obras inéditas de 33 artistas renomados entre pinturas, desenhos, gravuras, mosaicos e instalações.

Entre os trabalhos expostos está a fotografia de Roberto Burura, que caracteriza-se pelo recorte inusitado da realidade. Com forte apelo gráfico e utilizando-se da composição para criar imagens onde o limite entre o real e o inventado se misturam, o artista transita entre a observação, a poesia e a criação através das situações que retrata. Em sua obra, intitulada Monalisa, o autor convida o espectador, através de um jogo geométrico tão caro a Leonardo, a experienciar um outro olhar defronte a obra-prima do Mestre no Museu do Louvre. Já a pintora Moema Calhau reproduziu em tela um dos seus desenhos, utilizando papeis estampados e florais. Sobre estas estampas se desenvolvem as histórias ali contadas e seus personagens. A obra “Liquore di Sanguini” apresenta um anjo em todo seu esplendor como guardião e protetor e sob veladuras o Convento da Penha monocromático, que sugere ao fundo como parte da composição. “Neste universo poético, o coração anatômico em hachuras traduz a alma, a dor, a transversalidade do tempo, da vida que existiu e que pulsa dando continuidade nos tempos de hoje, através das memórias em relatos e dos registros deixados”, explica a artista.

O colorido da pintora Angela Gomes também estará presente em “Conversas com Leonardo”. Em sua obra, a artista retrata Mona Lisa na técnica em acrílica sobre tela e MDF, no estilo Naif. Já Gina Stoffle, que em seu processo vem construindo pinturas aliadas a colagens, levará ao público duas obras, “Composição Com Frutas I, II III” e “Composição Com Frutas IV e V”. A exposição terá ainda o trabalho de Attilio Colnago, Joyce Brandão, Rosana Paste, Celso Adolfo, Wagner Veiga, Romilda Patez, Vania Caus, Fabiola Menezes, Fernando Gómez, Andre Magnago, Jocimar Nalesso, Thiago Arruda, Penithência, Maria Elena Isola, Marcio Antonelli, Eva Andreão, Alegria Falconi, Oliete Bolonha, Valeska Oliveira, Izete Meriguetti, Leyla Pretti, Alzira Torres, Herminia Passamai, Christine Ribeiro, Vera Breder, Beatriz Santos Neves, Rosilene Ferraz e Regina Caus.

A curadoria da exposição leva assinatura de Waldete Barbosa e Luís Keiper. Segundo eles, foi proposta uma exposição não exatamente temática, mas tomando como pretexto o aspecto ou a forma com que cada participante se conecta e dialoga com Leonardo da Vinci.

Moda e  arte

A abertura da exposição será marcada pelo desfile de modelos selecionadas pelo scouter Pietro di Marcos, que farão uma performance em homenagem a Leonardo da Vinci. “Moda e cultura andam de mãos dadas. Os estilistas criam verdadeiras obras de arte e muitos deles já renderam tributo ao gênio renascentista”, destaca.

Ações educativas

Pela qualidade e importância do trabalho exposto, a expectativa dos organizadores é de que a movimentação no espaço cultural seja intensa. Além do público espontâneo, o local vai receber a visita de muitos estudantes, já que escolas farão ações educativas dentro do espaço cultural. São visitas guiadas, bate-papo com os artistas e atividades relacionadas ao trabalho exposto. “Estas atividades são importantes para sensibilizar os alunos em relação à arte, neste caso, em especial, à obra de Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história”, destaca a empresária Márcia Celga, responsável pelo Espaço de Arte Celga.

Sobre Leonardo da Vinci

Nascido em 15 de abril de 1452, na Itália, Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios da humanidade, contribuindo não só para o ramo das artes, mas da ciência, anatomia, matemática, engenharia, arquitetura e óptica. São de sua autoria obras como Mona Lisa e A Última Ceia e os primeiros esboços do que viriam a ser o helicóptero e o pára-quedas.

Serviço
Exposição coletiva “Conversas com Leonardo”
Artistas participantes: Attilio Colnago, Joyce Brandão, Rosana Paste, Celso Adolfo, Moema Calhau, Wagner Veiga, Romilda Patez, Vania Caus, Fabiola Menezes, Roberto Burura, Fernando Gómez, Andre Magnago, Jocimar Nalesso, Thiago Arruda, Penithência, Maria Elena Isola, Marcio Antonelli, Eva Andreão, Alegria Falconi, Oliete Bolonha, Valeska Oliveira, Izete Meriguetti, Leyla Pretti, Alzira Torres, Herminia Passamai, Christine Ribeiro, Gina Stoffle, Vera Breder, Beatriz Santos Neves, Rosilene Ferraz, Regina Caus e Angela Gomes
Local: Espaço de Arte Celga (Shopping Vila Velha)
Data: Vernissage: 15 de agosto | Visitação: 16 de agosto a 20 de setembro
Entrada gratuita

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *