JERÔNIMO MONTEIRO: Projeto desenvolvido pela Unidade Integrada fortalece cuidado do pé diabético na Região Sul de Saúde

Com o Projeto de Manejo do Pé Diabético, criado pela Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM), localizada no município de Jerônimo Monteiro, a unidade se consolidou em referência no atendimento aos pacientes com pé diabético na Região Sul de Saúde. Desde 2021, o projeto, que visa a atender às necessidades dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba que sofrem de problemas vasculares, especialmente pé diabético, já realizou 778 atendimentos em pacientes hospitalizados.

O serviço é ofertado aos pacientes diabéticos captados via Projeto de Gestão do Acesso à Saúde (PGAS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS); e também via Central de Regulação de Vagas, por meio dos hospitais da rede pública estadual. O atendimento é garantido ainda aos demais usuários do SUS que tenham comprometimentos vasculares que necessitam de intervenções cirúrgicas e/ou de acompanhamento vascular.

E um dos pontos importantes do projeto é o atendimento, realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médico, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista.  Com a atuação da equipe, objetiva-se proporcionar tanto o tratamento ambulatorial quanto o hospitalar, com a garantia de alta segura após uma eventual hospitalização.

A diretora-geral da Unidade Integrada Jerônimo Monteiro, Márcia Cravo, explicou que, atualmente, a população-alvo é composta por pacientes com comprometimentos já instalados para atendimentos de internação, cirúrgicos e de procedimentos, como revascularizações. “Porém, espera-se que, em breve, também ocorra a captação de usuários com necessidades primárias de atendimentos, possibilitando equilibrar a rede de atendimento vascular”, salientou.

“É fundamental lembrar que a Atenção Primária e a integração dos serviços de saúde desempenham um papel crucial na promoção da saúde da população, além da captação destes usuários, como também para a garantia de alta segura, após uma possível hospitalização”, completou. 

Além disso, a coordenadora do Projeto de Manejo do Pé Diabético, a enfermeira Renata Pires, destacou a importância das ações realizadas por toda a equipe. “A ideia do projeto surgiu da necessidade de garantir o acesso destes usuários a um serviço que oferte uma assistência qualificada, multiprofissional e que proponha a contribuição da equidade no atendimento do paciente diabético com necessidades de abordagem”, pontuou.

“Sentimento de gratidão” é o que destacam pacientes sobre o atendimento do Projeto 

Daniela Duarte, moradora de Anchieta, precisou ficar internada 60 dias para tratamento. Ela destacou o sentimento de gratidão pela equipe do Projeto de Manejo do Pé Diabético. “Enxerguei nesse tratamento muito amor, carinho, dedicação e entrega de todos os profissionais. Recebi alta após quase 60 dias de internação, com o coração cheio de gratidão e satisfação”, disse a paciente. 

Para ela, o desejo é que o Projeto cresça cada vez mais. “Para que, assim como eu, outros pacientes possam ter a oportunidade e prazer de serem cuidados pela equipe dessa iniciativa”, acrescentou.

O morador de Iúna Sebastião Luís de Souza compartilhou dos mesmos sentimentos. Para ele, o agradecimento vai para toda a equipe, pelo cuidado e a atenção que tiveram com ele. “Em dezembro do ano passado, recebi transferência do hospital de minha cidade para Jerônimo Monteiro, com o coração apreensivo. Mas, quando cheguei e fui internado, fiquei surpreendido e encantado. O médico me deu muita atenção e os enfermeiros foram muito amorosos e carinhosos comigo. Agradeço a todos do hospital”, contou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *