Iúna/ES terá duas unidades do SAMU 192

De acordo com o pronunciamento do Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, 18 municípios do sul do Espírito Santo serão comtemplados com a expansão do Samu 192, entre eles, Iúna.

A instalação do SAMU está sendo feita através do Consórcio Público da Região Pólo Sul (CIM Pólo Sul), do qual o município é consorciado, foi o primeiro consórcio a anunciar a expansão dentro do programa do Governo do Estado “Samu para todos” que será parceiro no financiamento da implantação do serviço. O edital para a seleção da organização social (OS) que vai gerenciar o sistema foi publicado, pelo CIM Pólo Sul, no Diário Oficial do Estado, quinta-feira (30/07), e está disponível no site www.cimpolosul.com.br.

De acordo com o pactuado, a Secretária Municipal de Saúde, Vanessa Leocadio Adami, o município de Iúna irá receber duas unidades, sendo uma de suporte básico e uma de suporte avançado (UTI Móvel), que irão atender o município e a região.

O objetivo da implantação do serviço é realizar atendimento pré-hospitalar móvel em quadros urgentes de natureza clínica, traumática, psiquiátrica, pediátrica e gineco-obstétrico. Além disso, organizar o fluxo de pacientes nas urgências, desde a Atenção Básica à Alta Complexidade, diminuindo o tempo de permanência hospitalar.

Samu Para Todos

“Samu para todos” tem objetivo de levar o serviço para 100% dos municípios capixabas. Atualmente, o serviço de urgência está presente em 22 cidades do Espírito Santo, que corresponde a uma cobertura de 57,2% da população capixaba.

A atual estrutura logística operacional conta com uma Central de Regulação das Urgência e uma frota de nove Unidades de Suporte Avançado, 22 Unidades de Suporte Básico e um helicóptero “Multimissão” (policial e aeromédico), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Com a expansão, o Governo do Estado pretende centralizar toda a gestão da urgência em um único Complexo Regulador, com ambulâncias do Samu distribuídas estrategicamente em 100% dos municípios capixabas, tendo 23 Unidades de Suporte Avançado (UTI Móvel), 30 Unidades de Suporte Intermediário, 67 Unidades de Suporte Básico e dois helicópteros aeromédicos configurados como UTI Móvel.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*